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dc.contributor.authorAlencar, Maristela Lage-
dc.date.accessioned2019-01-18T12:23:08Z-
dc.date.available2019-01-18T12:23:08Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationALENCAR, Maristela Lage. Avaliação educacional diagnóstica: a representação docente de altas habilidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7485-091-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38865-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectCrianças especiaispt_BR
dc.titleAvaliação educacional diagnóstica: a representação docente de altas habilidadespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação de crianças portadoras de altas habilidades/superdotadas não deve visar somente à preservação e desenvolvimento de suas aptidões, mas também à adaptação e ajustamento emocional do educando nas relações que estabelece com o meio, promovendo, assim, o seu crescimento global, nas dimensões corporal, cognitiva e afetiva. Para tanto, são necessários procedimentos de identificação adequados, condizentes com uma visão multidimensional de sujeito. Essa perspectiva é recente na área de dotação e talento, contrapondo-se à modalidade de avaliação baseada nas competências acadêmicas, com resultados expressos em valores numéricos, na forma de quociente de inteligência (QI). Os testes psicométricos, contudo, limitam-se à aferição de aspectos lógicomatemáticos e verbais, em prejuízo de outros atributos intelectivos, conforme uma noção unilateral de altas habilidades. No Brasil, seus custos são onerosos e constituem uma prática exclusiva do psicólogo (ANASTASI, 1977; ANASTASI & URBINA, 2000). Na atualidade, observa-se uma evolução conceitual a fim de abranger um número maior de aptidões e caracterizar os sujeitos com capacidades elevadas em um grupo heterogêneo, com espaço para outras habilidades além das escolares. Com efeito, tem sido favorecida a utilização de métodos alternativos de natureza educacional, capazes de identificar um conjunto alargado de competências (PEREIRA, 2000; GUISANDE et al., 2005). [...]pt_BR
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