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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alencar, Maristela Lage | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T12:23:08Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T12:23:08Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Maristela Lage. Avaliação educacional diagnóstica: a representação docente de altas habilidades. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7485-091-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38865 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.subject | Crianças especiais | pt_BR |
dc.title | Avaliação educacional diagnóstica: a representação docente de altas habilidades | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação de crianças portadoras de altas habilidades/superdotadas não deve visar somente à preservação e desenvolvimento de suas aptidões, mas também à adaptação e ajustamento emocional do educando nas relações que estabelece com o meio, promovendo, assim, o seu crescimento global, nas dimensões corporal, cognitiva e afetiva. Para tanto, são necessários procedimentos de identificação adequados, condizentes com uma visão multidimensional de sujeito. Essa perspectiva é recente na área de dotação e talento, contrapondo-se à modalidade de avaliação baseada nas competências acadêmicas, com resultados expressos em valores numéricos, na forma de quociente de inteligência (QI). Os testes psicométricos, contudo, limitam-se à aferição de aspectos lógicomatemáticos e verbais, em prejuízo de outros atributos intelectivos, conforme uma noção unilateral de altas habilidades. No Brasil, seus custos são onerosos e constituem uma prática exclusiva do psicólogo (ANASTASI, 1977; ANASTASI & URBINA, 2000). Na atualidade, observa-se uma evolução conceitual a fim de abranger um número maior de aptidões e caracterizar os sujeitos com capacidades elevadas em um grupo heterogêneo, com espaço para outras habilidades além das escolares. Com efeito, tem sido favorecida a utilização de métodos alternativos de natureza educacional, capazes de identificar um conjunto alargado de competências (PEREIRA, 2000; GUISANDE et al., 2005). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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