Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38851
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Análise da abordagem pedagógica na temática hipertensão arterial nos Cursos de Graduação de Fortaleza |
Authors: | Dalcastel, Itana Lisane Spinato Gomes, Regina Claudia Tabosa Catrib, Ana Maria Fontenelle Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo |
Keywords: | Instituição de Ensino;Processo de saúde;Hipertensão |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | DALCASTEL, Itana Lisane Spinato; GOMES, Regina Claudia Tabosa; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; SANTOS; Zélia Maria de Sousa Araújo. Análise da abordagem pedagógica na temática hipertensão arterial nos Cursos de Graduação de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As instituições de ensino possuem a responsabilidade de proporcionar uma formação abrangente dos profissionais de saúde, ressaltando a importância da prevenção e promoção da saúde. Este enfoque educativo prepara o profissional para uma visão holística, porém voltada na qualidade de vida da população. Diante deste contexto, torna-se importante que o fisioterapeuta, como profissional da saúde, tenha uma formação acadêmica visando a atenção primária e secundária, desprendendo-se da atuação puramente tecnicista. A hipertensão é um problema de saúde pública. É Considerada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como a terceira causa de morte no mundo, com aproximadamente 600 milhões de hipertensos. Desses, 500 milhões precisam de intervenção médica imediata. A OMS prevê que até o ano de 2010 as doenças cardiovasculares serão as principais causas de morte nos países em desenvolvimento. (BRASIL, 2003).[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38851 |
ISBN: | 85-7485-091-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_ilsdalcastel.pdf | 135,34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.