Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38851
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise da abordagem pedagógica na temática hipertensão arterial nos Cursos de Graduação de Fortaleza
Autor(es): Dalcastel, Itana Lisane Spinato
Gomes, Regina Claudia Tabosa
Catrib, Ana Maria Fontenelle
Santos, Zélia Maria de Sousa Araújo
Palavras-chave: Instituição de Ensino;Processo de saúde;Hipertensão
Data do documento: 2005
Citação: DALCASTEL, Itana Lisane Spinato; GOMES, Regina Claudia Tabosa; CATRIB, Ana Maria Fontenelle; SANTOS; Zélia Maria de Sousa Araújo. Análise da abordagem pedagógica na temática hipertensão arterial nos Cursos de Graduação de Fortaleza. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Resumo: As instituições de ensino possuem a responsabilidade de proporcionar uma formação abrangente dos profissionais de saúde, ressaltando a importância da prevenção e promoção da saúde. Este enfoque educativo prepara o profissional para uma visão holística, porém voltada na qualidade de vida da população. Diante deste contexto, torna-se importante que o fisioterapeuta, como profissional da saúde, tenha uma formação acadêmica visando a atenção primária e secundária, desprendendo-se da atuação puramente tecnicista. A hipertensão é um problema de saúde pública. É Considerada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, como a terceira causa de morte no mundo, com aproximadamente 600 milhões de hipertensos. Desses, 500 milhões precisam de intervenção médica imediata. A OMS prevê que até o ano de 2010 as doenças cardiovasculares serão as principais causas de morte nos países em desenvolvimento. (BRASIL, 2003).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38851
ISBN: 85-7485-091-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_ilsdalcastel.pdf135,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.