Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38847
Type: Artigo de Evento
Title: SAEL - Sistema de Avaliação Eletrônico: a informática auxiliando a atividade pedagógica de avaliar
Authors: Silva, Andréa Soares Rocha da
Leite, Raimundo Hélio
Keywords: Processo ensino aprendizagem;Escolas Normais
Issue Date: 2005
Citation: SILVA, Andréa Soares Rocha da; LEITE, Raimundo Hélio. SAEL - Sistema de Avaliação Eletrônico: a informática auxiliando a atividade pedagógica de avaliar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: No Brasil, a formação de pessoal para a área de magistério se faz nas Escolas Normais, nas Faculdades de Educação, nos Cursos de Licenciatura, e nos Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado. No caso das Escolas Normais e das Faculdades de Educação, os futuros professores cursam disciplinas e recebem informações sobre uma área específica que trata do problema de elaboração de provas e testes de rendimento escolar. Essa área é denominada de Medidas Educacionais. Fora disso, as informações sobre esse assunto são escassas, quando, não raro, inexistentes. Os que militam na área educacional conhecem muito bem os dados sobre professores leigos, isto é, que não tem formação pedagógica adequada, que atuam no sistema educacional nos seus vários níveis. Deduz-se, facilmente, a quantas anda não só o processo ensinoaprendizagem, mas as formas de avaliá-lo. Essa atividade se processa, geralmente, através do efeito demonstração. Isto é, o futuro professor passa a desenvolver o mesmo método de elaboração de provas a que foi submetido quando estudante. É o método do aprender fazendo.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38847
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_asrsilvarhleite.pdf199,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.