Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38844
Type: Artigo de Evento
Title: Validação de modelo causal explicativo da intenção de Universitários evadidos voltarem a cursar novas carreiras superiores
Authors: Andriola, Wagner Bandeira
Moura, Cristiane Pascoal
Ribeiro, Euclemia Sá
Andriola, Cristiany Gomes
Keywords: Discente no ensino superior;Evasão de discentes;Ensino superior do Ceará
Issue Date: 2005
Citation: ANDRIOLA, Wagner Bandeira; MOURA, Cristiane Pascoal; RIBEIRO, Euclemia Sá; ANDRIOLA, Cristiany Gomes. Validação de modelo causal explicativo da intenção de Universitários evadidos voltarem a cursar novas carreiras superiores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os dados acerca da evasão discente no ensino superior são pouco explorados, acarretando, consequentemente, diminuta compreensão do fenômeno e de suas causas. Por exemplo, informes da Universidade Federal da Bahia (UFBA)3, demonstram que as taxas de evasão na graduação, nos anos 2000 e 2001, foram 9,1% e 7,2%, respectivamente. No âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC) esta taxa está ao redor de 5,74% ao ano, conforme atestam Andriola, Ribeiro e Moura (2005). Tal percentual corresponde a, aproximadamente, 206 casos de abandono, já que a UFC oferece anualmente 3.585 vagas à sociedade. É um número bastante considerável, já que os elevados índices de evasão representam um ônus adicional à sociedade, pois implica no uso indevido das vagas oferecidas e no desperdício financeiro de verbas públicas, além de atestarem a incapacidade da gestão das IES no trato do problema (AMARAL, 1999; RIBEIRO, MOURA & ANDRIOLA, 2003).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38844
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_wbandriola.pdf171,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.