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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38844
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Andriola, Wagner Bandeira | - |
dc.contributor.author | Moura, Cristiane Pascoal | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Euclemia Sá | - |
dc.contributor.author | Andriola, Cristiany Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T14:37:28Z | - |
dc.date.available | 2019-01-17T14:37:28Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | ANDRIOLA, Wagner Bandeira; MOURA, Cristiane Pascoal; RIBEIRO, Euclemia Sá; ANDRIOLA, Cristiany Gomes. Validação de modelo causal explicativo da intenção de Universitários evadidos voltarem a cursar novas carreiras superiores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7485-091-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38844 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Discente no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Evasão de discentes | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior do Ceará | pt_BR |
dc.title | Validação de modelo causal explicativo da intenção de Universitários evadidos voltarem a cursar novas carreiras superiores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os dados acerca da evasão discente no ensino superior são pouco explorados, acarretando, consequentemente, diminuta compreensão do fenômeno e de suas causas. Por exemplo, informes da Universidade Federal da Bahia (UFBA)3, demonstram que as taxas de evasão na graduação, nos anos 2000 e 2001, foram 9,1% e 7,2%, respectivamente. No âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC) esta taxa está ao redor de 5,74% ao ano, conforme atestam Andriola, Ribeiro e Moura (2005). Tal percentual corresponde a, aproximadamente, 206 casos de abandono, já que a UFC oferece anualmente 3.585 vagas à sociedade. É um número bastante considerável, já que os elevados índices de evasão representam um ônus adicional à sociedade, pois implica no uso indevido das vagas oferecidas e no desperdício financeiro de verbas públicas, além de atestarem a incapacidade da gestão das IES no trato do problema (AMARAL, 1999; RIBEIRO, MOURA & ANDRIOLA, 2003).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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