Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38826
Type: Artigo de Evento
Title: Um estudo exploratório de fatores associados à Alfabetização de crianças da 2ª série do ensino fundamental
Authors: Marques, Cláudio de Albuquerque
Alves, Ana Paula Martins
Silva, Ana Maria Gomes da
Holanda, Maria das Graças Silva
Keywords: Sistema Educacional Brasileiro;Desempenho na educação;Ensino fundamental e ensino médio
Issue Date: 2005
Citation: MARQUES, Cláudio de Albuquerque; ALVES, Ana Paula Martins; SILVA, Ana Maria Gomes da; HOLANDA, Maria das Graças Silva. Um estudo exploratório de fatores associados à Alfabetização de crianças da 2ª série do ensino fundamental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
Abstract in Brazilian Portuguese: Muito se tem discutido a respeito dos problemas que o sistema educacional brasileiro tem enfrentado. Quanto mais se aprofunda na busca de respostas para o baixo desempenho educacional dos alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio, mais evidências são geradas a respeito da origem deste problema: o início da escolarização das crianças. Sabemos da importância da alfabetização das crianças na idade adequada uma vez que este é, antes de qualquer coisa, um direito das crianças brasileiras. Contudo, dados divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) têm revelado uma situação muito preocupante com relação ao cumprimento dos objetivos educacionais. Apenas 6,4% dos alunos matriculados na quarta série do ensino fundamental demonstraram ter conhecimentos e habilidades adequados para esta série enquanto que 11,5% estavam em um estágio muito crítico e 40,1% em um estágio crítico (Brasil, 2004).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38826
ISBN: 85-7485-091-8
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_eve_ceamarques.pdf164,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.