Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38826
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Cláudio de Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Alves, Ana Paula Martins | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Maria Gomes da | - |
dc.contributor.author | Holanda, Maria das Graças Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-17T13:27:37Z | - |
dc.date.available | 2019-01-17T13:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Cláudio de Albuquerque; ALVES, Ana Paula Martins; SILVA, Ana Maria Gomes da; HOLANDA, Maria das Graças Silva. Um estudo exploratório de fatores associados à Alfabetização de crianças da 2ª série do ensino fundamental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85-7485-091-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38826 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sistema Educacional Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Desempenho na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental e ensino médio | pt_BR |
dc.title | Um estudo exploratório de fatores associados à Alfabetização de crianças da 2ª série do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Muito se tem discutido a respeito dos problemas que o sistema educacional brasileiro tem enfrentado. Quanto mais se aprofunda na busca de respostas para o baixo desempenho educacional dos alunos matriculados no ensino fundamental e ensino médio, mais evidências são geradas a respeito da origem deste problema: o início da escolarização das crianças. Sabemos da importância da alfabetização das crianças na idade adequada uma vez que este é, antes de qualquer coisa, um direito das crianças brasileiras. Contudo, dados divulgados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) têm revelado uma situação muito preocupante com relação ao cumprimento dos objetivos educacionais. Apenas 6,4% dos alunos matriculados na quarta série do ensino fundamental demonstraram ter conhecimentos e habilidades adequados para esta série enquanto que 11,5% estavam em um estágio muito crítico e 40,1% em um estágio crítico (Brasil, 2004).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_eve_ceamarques.pdf | 164,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.