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Tipo: Dissertação
Título : Persistência da desigualdade educacional no ensino fundamental
Autor : Baca, Mauricio Cabrera
Tutor: Ferreira, Roberto Tatiwa
Palabras clave : Desigualdade Educacional;Painel Dinâmico;Persistência da Desigualdade;Convergência de Desigualdade
Fecha de publicación : 2018
Citación : BACA, Maurício Cabrera. Persistência da desigualdade educacional no ensino fundamental. 2018. 31f. - Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: A literatura econômica das últimas décadas aponta a educação como uma ferramenta essencial tanto para fomentar o crescimento e o desenvolvimento econômico quanto para reduzir a desigualdade e a pobreza. Nesse contexto, este estudo objetiva avaliar o grau e a persistência da desigualdade educacional no ensino fundamental brasileiro, por meio da estimação de modelos autorregressivos com efeito fixo, com correção de viés baseado em bootstrap para painéis dinâmicos de Everaert e Pozzi (2007), aplicados às observações extraídas da prova Brasil no período de 2007 a 2015. Os resultados sugerem que as diferenças entre as notas do quinto ano do ensino fundamental e a média das notas desse ano e a do nono ano com a sua média e com as melhores notas obtidas nessa série no período de tempo analisado, apresentam uma persistência da desigualdade menor nas regiões Sudeste e Sul. Entretanto, não há evidências de um processo de convergência. Em outras palavras, nessas comparações as diferenças entre esses desempenhos escolares não tendem a diminuir entre os municípios da região e dos municípios analisados como um todo (Brasil). Principalmente quando se compara as notas do quinto ano do ensino fundamental com as melhores notas dessa série. Nesse caso, há elevada persistência da desigualdade no desempenho escolar e evidências de um processo de divergência nas regiões e no Brasil. De uma forma geral, essas desigualdades podem persistir ou aumentar no longo prazo.
Abstract: The economic literature of the last decades points to education as an essential tool to foster economic growth and development and to reduce inequality and poverty. In this context, this study aims to evaluate the degree and persistence of educational inequality in Brazilian fundamental education, through the estimation of fixed-effect autoregressive models with bootstrap-based bias correction for dynamic panels by Everaert and Pozzi (2007). The results suggest that the persistence of inequality between the grades of the fifth year of primary school and the average of the grades and that of the ninth grade with their mean and with its best grades, are lower in the Southeast and South regions. However, there is no evidence of convergence process in these cases. In other words, in these comparisons, these differences between these school performances tend to tend to stay or grow rapidly in some regions and in the cities analyzed as a whole (Brazil). Especially when comparing the grades of the fifth year of primary school with its best grades. In this case, there is a high persistence of inequality in school performance and evidences of a strong process of divergence in the regions and in Brazil. Overall, such evidence indicates that these inequalities may persistor increase in the long run.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38712
Aparece en las colecciones: CAEN - Dissertações defendidas na UFC

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