Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38596
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo |
Autor : | Silva, Lucas Melgaço da Miranda, Naiola Paiva de Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima |
Palabras clave : | Google Docs;Aprendizagem colaborativa;Tecnologia e educação;Tecnologia da Informação e da Comunicação;Tecnologia Educacional |
Fecha de publicación : | 2012 |
Citación : | SILVA, Lucas Melgaço da; MIRANDA, Naiola Paiva de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | A necessidade premente da busca pela inovação metodológica e didática para a efetivação do ensino-aprendizagem e a adequação aos novos paradigmas se faz presente nos mais diversos níveis de oferta da educação. Ainda, com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) surgem, no âmbito educacional, novas exigências que refletem essa necessidade e cobram do educador adequação de ferramentas, recursos e práticas educativas a essa nova vertente. Diante da temática hodierna e partindo do principio de que a educação é todo o método que a move, expõe-se a seguinte proposta de minicurso: Utilização do Google docs como ferramenta do processo de ensino aprendizagem colaborativo e avaliativo. A metodologia baseia-se em aula expositiva, prática, interativa e dialogada com os participantes, discutindo e colocando em prática os objetivos propostos. Logo, o trabalho contribuirá para a formação e adequação da didática do público-alvo (pesquisadores e professores, estudantes de doutorado, mestrado, graduação e demais cursos de licenciaturas) a esse novo paradigma, além da inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino colaborativo propício à prática avaliativa. Com isso, acredita-se que todos aqueles que prezam por uma educação de qualidade e buscam métodos e práticas para se renovar e se aperfeiçoar, tenham as TIC’s como um objeto em prol da melhoria da aprendizagem. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38596 |
ISBN : | 978-85-7273-952-8 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_lmsilva.pdf | 172,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.