Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38596
Tipo: Artigo de Evento
Título: A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo
Autor(es): Silva, Lucas Melgaço da
Miranda, Naiola Paiva de
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Palavras-chave: Google Docs;Aprendizagem colaborativa;Tecnologia e educação;Tecnologia da Informação e da Comunicação;Tecnologia Educacional
Data do documento: 2012
Citação: SILVA, Lucas Melgaço da; MIRANDA, Naiola Paiva de; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. A utilização do Google Docs como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem colaborativo e avaliativo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 1., 07 a 09 nov. 2012, Natal (RN). Anais... Natal (RN), 2012.
Resumo: A necessidade premente da busca pela inovação metodológica e didática para a efetivação do ensino-aprendizagem e a adequação aos novos paradigmas se faz presente nos mais diversos níveis de oferta da educação. Ainda, com o advento das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) surgem, no âmbito educacional, novas exigências que refletem essa necessidade e cobram do educador adequação de ferramentas, recursos e práticas educativas a essa nova vertente. Diante da temática hodierna e partindo do principio de que a educação é todo o método que a move, expõe-se a seguinte proposta de minicurso: Utilização do Google docs como ferramenta do processo de ensino aprendizagem colaborativo e avaliativo. A metodologia baseia-se em aula expositiva, prática, interativa e dialogada com os participantes, discutindo e colocando em prática os objetivos propostos. Logo, o trabalho contribuirá para a formação e adequação da didática do público-alvo (pesquisadores e professores, estudantes de doutorado, mestrado, graduação e demais cursos de licenciaturas) a esse novo paradigma, além da inclusão de uma nova ferramenta metodológica de ensino colaborativo propício à prática avaliativa. Com isso, acredita-se que todos aqueles que prezam por uma educação de qualidade e buscam métodos e práticas para se renovar e se aperfeiçoar, tenham as TIC’s como um objeto em prol da melhoria da aprendizagem.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38596
ISBN: 978-85-7273-952-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_lmsilva.pdf172,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.