Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38523
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O problema da educação na construção do único em Max Stirner
Título em inglês: The problem of education in the construction of the individual within Max Stirner
Autor(es): Oliveira, Renato Almeida de
Rodrigues, Sandro Soares
Palavras-chave: Max Stirner;Indivíduo;Único;Educação
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: OLIVEIRA, Renato Almeida de; RODRIGUES, Sandro Soares. O problema da educação na construção do único em Max Stirner. Revista Dialectus, Fortaleza, v. 5, n. 12, p. 223-240, jan./jul. 2018.
Resumo: Este estudo buscará investigar as condições de formação do Único, proposto por Max Stirner, a partir da educação. O problema relacionado à questão do indivíduo e à individualidade se tornou o ponto central do trabalho de Stirner, representando este, o radicalismo em torno do tema. Percebemos a necessidade dessa pesquisa a partir da lacuna que o autor deixou em sua obra magna O Único e sua propriedade (1844) em torno do indivíduo, naquilo que se refere as condições reais para sua efetivação. Encontramos na obra O falso princípio da Educação (1842), os pressupostos necessários para a construção do Único. Apresentaremos a crítica stirneriana aos modelos tradicionais de educação de seu tempo, assim como as perspectivas para sua superação a partir de uma nova concepção de educação que visa a autodeterminação do indivíduo, ultrapassando, desse modo, a educação servil ao Estado a qual, segundo nosso autor, aliena o homem de sua unicidade.
Abstract: This study seeks to investigate the conditions of Ego‟s formation through education, proposed by Max Stirner. The problem related to the individual and the individuality has become the main point of Stirner‟s work, representing this, the radicalism around the subject. We realized the necessity of this research from the gap left by the author in its magnum opus, The Ego and Its Own (1844) around the individual, in what refers to the real conditions for its realization. We found within the work The False Principle of our Education (1842), the necessary presumptions for the Ego‟s construction. We will present Stirner‟s critique on the traditional educational models of his time, as well as the perspectives for its overcoming from a new conception of education that aims an individual self-determination, thereby transcending servile education to the State, which, according to the author, alienates the man of his uniqueness.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38523
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_raoliveirassrodrigues.pdf414,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.