Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38499
Type: Artigo de Periódico
Title: Buda na cor de Rosa: vestígios de um príncipe indiano em três obras de João Guimarães Rosa
Authors: Barros, Bruno Mazolini de
Keywords: João Guimarães Rosa;Buda;Budismo
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Entrelaces
Citation: BARROS, Bruno Mazolini de. Buda na cor de Rosa: vestígios de um príncipe indiano em três obras de João Guimarães Rosa. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 1, n. 13, p. 54-69, jul./set. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Os percursos da fortuna crítica acerca da obra de João Guimarães Rosa abarcam temas dos mais variados, que vão da linguística à sociologia, da narratologia ao estudo dos símbolos. O presente artigo aborda a presença de referências budistas na obra do autor mineiro, uma questão ainda pouco trabalhada na literatura brasileira de modo geral. No caso de Guimarães Rosa especificamente, este texto trata especialmente de alguns poemas Magma (1936), de um dos quatro prefácios de Tutaméia (1967), “Aletria e Hermenêutica”, e da narrativa “Cipango”, de Ave, Palavra (1970). A investigação parte tanto de elementos orientais presentes na obra João Guimarães Rosa quanto de indicações sobre o tema na própria fortuna crítica do autor mineiro. O desenvolvimento desse tópico dá-se considerando o que Francis Utéza explicita sobre a elaboração de questões metafísicas-religiosas em textos rosianos, na forma como elas coexistem com componentes regionalistas. Por meio desses três textos citados acima, observase que, na literatura brasileira, figuram temas e personagens que podem estar deslocados de sua origem, mas que, na arte de Guimarães Rosa, fazem parte do Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38499
ISSN: 1980-4571
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_bmbarros.pdf600,24 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.