Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38486
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Didática e ensino: uma determinação reflexiva como base ontológica nos cursos de licenciatura |
Autor(es): | Lopes, Fátima Maria Nobre Silva Filho, Adauto Lopes da |
Palavras-chave: | Formação docente;Ensino-aprendizagem;Didática;Determinação reflexiva |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | LOPES, Fátima Maria Nobre; SILVA FILHO, Adauto Lopes da. Didática e ensino: uma determinação reflexiva como base ontológica nos cursos de licenciatura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 110-128, maio/ago. 2018. |
Resumo: | A ressignificação da didática e do seu sentido ontológico nos cursos de licenciatura é uma questão que tem merecido destaque e instigado desafios em virtude da expansão dos cursos de formação docente. Partindo dessas considerações, este artigo objetiva abordar a dimensão e o sentido ontológico da didática, tratando o seu ser em si no contexto das relações sócio-históricas, em específico, no contexto dos cursos de licenciatura. Para tanto, tomaremos o pensamento de György Lukács, filósofo húngaro, tendo como base teórica a sua obra Ontologia do ser social. Nela Lukács desenvolveu os fundamentos, a racionalidade e a estrutura da vida social no trabalho e nos complexos sociais que dele se geram, estabelecendo como questão central a dialética das determinações reflexivas entre teleologia e causalidade, chave para a instauração da sociabilidade humana. Daí resultam os diversos nexos causais, levando os homens ao enfrentamento dos problemas e à busca de soluções, estabelecendo novas teleologias e ações. Inserem-se, nesse contexto, os complexos relativos à educação e à didática, considerando esta última como intrínseca ao real processo formativo de ensino e aprendizagem nos cursos de licenciatura, posto que ela tem um papel crucial nesse processo, pois o ato de ensinar deve ter, em si, o ser da didática. A partir dessas postulações, podemos destacar que a dimensão ontológica da didática requer a consideração da sua natureza ética, porquanto, se o ensino só ocorre se houver aprendizagem, ele deve ser eticamente formativo. Manifesta-se aqui uma autêntica determinação reflexiva da relação “didática e ensino” como base ontológica nos cursos de licenciatura. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38486 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_fmnlopesalsfilho.pdf | 276,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.