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dc.contributor.authorLopes, Fátima Maria Nobre-
dc.contributor.authorSilva Filho, Adauto Lopes da-
dc.date.accessioned2018-12-26T23:28:37Z-
dc.date.available2018-12-26T23:28:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLOPES, Fátima Maria Nobre; SILVA FILHO, Adauto Lopes da. Didática e ensino: uma determinação reflexiva como base ontológica nos cursos de licenciatura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 110-128, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38486-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDeterminação reflexivapt_BR
dc.titleDidática e ensino: uma determinação reflexiva como base ontológica nos cursos de licenciaturapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ressignificação da didática e do seu sentido ontológico nos cursos de licenciatura é uma questão que tem merecido destaque e instigado desafios em virtude da expansão dos cursos de formação docente. Partindo dessas considerações, este artigo objetiva abordar a dimensão e o sentido ontológico da didática, tratando o seu ser em si no contexto das relações sócio-históricas, em específico, no contexto dos cursos de licenciatura. Para tanto, tomaremos o pensamento de György Lukács, filósofo húngaro, tendo como base teórica a sua obra Ontologia do ser social. Nela Lukács desenvolveu os fundamentos, a racionalidade e a estrutura da vida social no trabalho e nos complexos sociais que dele se geram, estabelecendo como questão central a dialética das determinações reflexivas entre teleologia e causalidade, chave para a instauração da sociabilidade humana. Daí resultam os diversos nexos causais, levando os homens ao enfrentamento dos problemas e à busca de soluções, estabelecendo novas teleologias e ações. Inserem-se, nesse contexto, os complexos relativos à educação e à didática, considerando esta última como intrínseca ao real processo formativo de ensino e aprendizagem nos cursos de licenciatura, posto que ela tem um papel crucial nesse processo, pois o ato de ensinar deve ter, em si, o ser da didática. A partir dessas postulações, podemos destacar que a dimensão ontológica da didática requer a consideração da sua natureza ética, porquanto, se o ensino só ocorre se houver aprendizagem, ele deve ser eticamente formativo. Manifesta-se aqui uma autêntica determinação reflexiva da relação “didática e ensino” como base ontológica nos cursos de licenciatura.pt_BR
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