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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38486
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Fátima Maria Nobre | - |
dc.contributor.author | Silva Filho, Adauto Lopes da | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-26T23:28:37Z | - |
dc.date.available | 2018-12-26T23:28:37Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Fátima Maria Nobre; SILVA FILHO, Adauto Lopes da. Didática e ensino: uma determinação reflexiva como base ontológica nos cursos de licenciatura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 110-128, maio/ago. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38486 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Determinação reflexiva | pt_BR |
dc.title | Didática e ensino: uma determinação reflexiva como base ontológica nos cursos de licenciatura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A ressignificação da didática e do seu sentido ontológico nos cursos de licenciatura é uma questão que tem merecido destaque e instigado desafios em virtude da expansão dos cursos de formação docente. Partindo dessas considerações, este artigo objetiva abordar a dimensão e o sentido ontológico da didática, tratando o seu ser em si no contexto das relações sócio-históricas, em específico, no contexto dos cursos de licenciatura. Para tanto, tomaremos o pensamento de György Lukács, filósofo húngaro, tendo como base teórica a sua obra Ontologia do ser social. Nela Lukács desenvolveu os fundamentos, a racionalidade e a estrutura da vida social no trabalho e nos complexos sociais que dele se geram, estabelecendo como questão central a dialética das determinações reflexivas entre teleologia e causalidade, chave para a instauração da sociabilidade humana. Daí resultam os diversos nexos causais, levando os homens ao enfrentamento dos problemas e à busca de soluções, estabelecendo novas teleologias e ações. Inserem-se, nesse contexto, os complexos relativos à educação e à didática, considerando esta última como intrínseca ao real processo formativo de ensino e aprendizagem nos cursos de licenciatura, posto que ela tem um papel crucial nesse processo, pois o ato de ensinar deve ter, em si, o ser da didática. A partir dessas postulações, podemos destacar que a dimensão ontológica da didática requer a consideração da sua natureza ética, porquanto, se o ensino só ocorre se houver aprendizagem, ele deve ser eticamente formativo. Manifesta-se aqui uma autêntica determinação reflexiva da relação “didática e ensino” como base ontológica nos cursos de licenciatura. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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