Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38483
Type: Artigo de Periódico
Title: Contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores
Authors: Paulo, Silvia
Rausch, Rita Buzzi
Keywords: Desenvolvimento estético-literário;Professores formadores;Formação estética de professores;Pedagogia
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: PAULO, Silvia; RAUSCH, Rita Buzzi. Contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 57-73, maio/ago. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa buscou compreender os contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores do Curso de Pedagogia. Caracteriza-se como qualitativa, de campo. Os procedimentos e instrumentos de geração de dados foram os seguintes: análise de currículos Lattes e planos de ensino; entrevista narrativa individual e grupo de interlocução. Apoia-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os principais contextos de desenvolvimento estético-literário dos professores participantes foram estes: contexto familiar e cultural; da Educação Básica; da formação inicial e continuada; e da docência, principalmente por meio das linguagens artísticas, letramento e ludicidade. Conclui-se ser fundamental que todos os professores formadores desenvolvam e ampliem atitudes de olhar, de ouvir e de sentir, investindo em uma formação para a sensibilidade, formação esta que, certamente, impulsionará uma atuação docente mais crítico-reflexiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38483
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_spaulorbrausch.pdf395,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.