Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38483
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores |
Authors: | Paulo, Silvia Rausch, Rita Buzzi |
Keywords: | Desenvolvimento estético-literário;Professores formadores;Formação estética de professores;Pedagogia |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | PAULO, Silvia; RAUSCH, Rita Buzzi. Contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 57-73, maio/ago. 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A pesquisa buscou compreender os contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores do Curso de Pedagogia. Caracteriza-se como qualitativa, de campo. Os procedimentos e instrumentos de geração de dados foram os seguintes: análise de currículos Lattes e planos de ensino; entrevista narrativa individual e grupo de interlocução. Apoia-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os principais contextos de desenvolvimento estético-literário dos professores participantes foram estes: contexto familiar e cultural; da Educação Básica; da formação inicial e continuada; e da docência, principalmente por meio das linguagens artísticas, letramento e ludicidade. Conclui-se ser fundamental que todos os professores formadores desenvolvam e ampliem atitudes de olhar, de ouvir e de sentir, investindo em uma formação para a sensibilidade, formação esta que, certamente, impulsionará uma atuação docente mais crítico-reflexiva. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38483 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_art_spaulorbrausch.pdf | 395,13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.