Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Paulo, Silvia | - |
dc.contributor.author | Rausch, Rita Buzzi | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-26T23:26:59Z | - |
dc.date.available | 2018-12-26T23:26:59Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | PAULO, Silvia; RAUSCH, Rita Buzzi. Contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 57-73, maio/ago. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-1117 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2526-0847 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38483 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Educação em Debate | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento estético-literário | pt_BR |
dc.subject | Professores formadores | pt_BR |
dc.subject | Formação estética de professores | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa buscou compreender os contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores do Curso de Pedagogia. Caracteriza-se como qualitativa, de campo. Os procedimentos e instrumentos de geração de dados foram os seguintes: análise de currículos Lattes e planos de ensino; entrevista narrativa individual e grupo de interlocução. Apoia-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os principais contextos de desenvolvimento estético-literário dos professores participantes foram estes: contexto familiar e cultural; da Educação Básica; da formação inicial e continuada; e da docência, principalmente por meio das linguagens artísticas, letramento e ludicidade. Conclui-se ser fundamental que todos os professores formadores desenvolvam e ampliem atitudes de olhar, de ouvir e de sentir, investindo em uma formação para a sensibilidade, formação esta que, certamente, impulsionará uma atuação docente mais crítico-reflexiva. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_spaulorbrausch.pdf | 395,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.