Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaulo, Silvia-
dc.contributor.authorRausch, Rita Buzzi-
dc.date.accessioned2018-12-26T23:26:59Z-
dc.date.available2018-12-26T23:26:59Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPAULO, Silvia; RAUSCH, Rita Buzzi. Contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 57-73, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38483-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento estético-literáriopt_BR
dc.subjectProfessores formadorespt_BR
dc.subjectFormação estética de professorespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleContextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadorespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa buscou compreender os contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores do Curso de Pedagogia. Caracteriza-se como qualitativa, de campo. Os procedimentos e instrumentos de geração de dados foram os seguintes: análise de currículos Lattes e planos de ensino; entrevista narrativa individual e grupo de interlocução. Apoia-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os principais contextos de desenvolvimento estético-literário dos professores participantes foram estes: contexto familiar e cultural; da Educação Básica; da formação inicial e continuada; e da docência, principalmente por meio das linguagens artísticas, letramento e ludicidade. Conclui-se ser fundamental que todos os professores formadores desenvolvam e ampliem atitudes de olhar, de ouvir e de sentir, investindo em uma formação para a sensibilidade, formação esta que, certamente, impulsionará uma atuação docente mais crítico-reflexiva.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_spaulorbrausch.pdf395,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.