Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38419
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A fabricação do jovem da EJA: reflexões sobre juvenilização e diversidade étnico-racial
Autor : Teixeira, Eliana de Oliveira
Palabras clave : Juvenilização da EJA;Ensino fundamental;Desigualdades étnico-raciais
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : TEIXEIRA, Eliana de Oliveira. A "fabricação" do jovem da EJA: reflexões sobre juvenilização e diversidade étnico-racial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 25-42, jan./abr. 2018.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo é resultado de uma pesquisa que buscou compreender em que medida o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está articulado à problemática do fluxo escolar, da aprendizagem e da desigualdade étnico-racial no ensino regular da Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis. Dados quantitativos do Censo Escolar (2009 a 2013) e da Pesquisa Perfil da EJA (2012-2014), realizada pelo poder público, foram utilizados para este fim. Os achados, em diálogo com estudos afins e autores como Dayrell, Nogueira e Miranda (2011), Haddad e Pierro (2000), Julião (2017), Ianni (1996), Munanga (2010) e Miranda (2013), problematizam a tensa conexão entre os fenômenos de juvenilização da EJA e da produção do fracasso e das desigualdades raciais no ensino regular e sugerem alternativas de ação que proporcionem ao jovem experiências que contemplem as dimensões juvenis de sua existência e seu pertencimento étnico-racial.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38419
ISSN : 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_art_eoteixeira.pdf285,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.