Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38419
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A fabricação do jovem da EJA: reflexões sobre juvenilização e diversidade étnico-racial |
Authors: | Teixeira, Eliana de Oliveira |
Keywords: | Juvenilização da EJA;Ensino fundamental;Desigualdades étnico-raciais |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Revista Educação em Debate |
Citation: | TEIXEIRA, Eliana de Oliveira. A "fabricação" do jovem da EJA: reflexões sobre juvenilização e diversidade étnico-racial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 25-42, jan./abr. 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo é resultado de uma pesquisa que buscou compreender em que medida o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está articulado à problemática do fluxo escolar, da aprendizagem e da desigualdade étnico-racial no ensino regular da Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis. Dados quantitativos do Censo Escolar (2009 a 2013) e da Pesquisa Perfil da EJA (2012-2014), realizada pelo poder público, foram utilizados para este fim. Os achados, em diálogo com estudos afins e autores como Dayrell, Nogueira e Miranda (2011), Haddad e Pierro (2000), Julião (2017), Ianni (1996), Munanga (2010) e Miranda (2013), problematizam a tensa conexão entre os fenômenos de juvenilização da EJA e da produção do fracasso e das desigualdades raciais no ensino regular e sugerem alternativas de ação que proporcionem ao jovem experiências que contemplem as dimensões juvenis de sua existência e seu pertencimento étnico-racial. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38419 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_art_eoteixeira.pdf | 285,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.