Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38419
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A fabricação do jovem da EJA: reflexões sobre juvenilização e diversidade étnico-racial |
Autor(es): | Teixeira, Eliana de Oliveira |
Palavras-chave: | Juvenilização da EJA;Ensino fundamental;Desigualdades étnico-raciais |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | TEIXEIRA, Eliana de Oliveira. A "fabricação" do jovem da EJA: reflexões sobre juvenilização e diversidade étnico-racial. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 25-42, jan./abr. 2018. |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma pesquisa que buscou compreender em que medida o processo de juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está articulado à problemática do fluxo escolar, da aprendizagem e da desigualdade étnico-racial no ensino regular da Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis. Dados quantitativos do Censo Escolar (2009 a 2013) e da Pesquisa Perfil da EJA (2012-2014), realizada pelo poder público, foram utilizados para este fim. Os achados, em diálogo com estudos afins e autores como Dayrell, Nogueira e Miranda (2011), Haddad e Pierro (2000), Julião (2017), Ianni (1996), Munanga (2010) e Miranda (2013), problematizam a tensa conexão entre os fenômenos de juvenilização da EJA e da produção do fracasso e das desigualdades raciais no ensino regular e sugerem alternativas de ação que proporcionem ao jovem experiências que contemplem as dimensões juvenis de sua existência e seu pertencimento étnico-racial. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38419 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) 2526-0847 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_eoteixeira.pdf | 285,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.