Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38363
Type: Artigo de Periódico
Title: Multiletramentos e a prática de escrita em língua estrangeira: uma análise da produção de webpages a partir da Wikipedia
Authors: Oliveira, Larisse Carvalho de
Nunes, Tiago Alves
Carvalho, Jorge Luis Queiroz
Keywords: Multiletramentos;Letramento digital;Wikipages
Issue Date: 2018
Publisher: Revista Entrepalavras
Citation: OLIVEIRA, Larisse Carvalho de; NUNES, Tiago Alves; CARVALHO, Jorge Luis Queiroz. Multiletramentos e a prática de escrita em língua estrangeira: uma análise da produção de webpages a partir da Wikipedia. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 246-266, maio/ago. 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Em decorrência do mundo globalizado e informatizado em que vivemos, é sabido que os adolescentes utilizam a internet com frequência e a partir de diferentes dispositivos tecnológicos. Levando isso em consideração, objetivamos identificar as estratégias de escrita em inglês/ LE (Língua Estrangeira) no ambiente digital usadas por alunos de uma escola pública de ensino médio, na produção de uma wikipage. Para tanto, tomamos como base os estudos sobre as práticas de letramento e os multiletramentos propostos por Barton e Hamilton (1998), Street (2003, 2014), Street e Castanheira (2014), Rojo (2009) e Cazden et al. (1996); quanto ao letramento digital, apoiamonos em Novais, Ribeiro e D’andrea (2011), Xavier (2011) bem como Ribeiro e Coscarelli (2014). A partir da análise dos dados, pudemos verificar que a atividade colaborou para a compreensão e aquisição dos vocábulos relacionados ao ambiente digital, bem como instigou os alunos a aprofundarem conhecimentos sobre sua identidade local que, por vezes, acaba por ser silenciada diante da cultura globalizada hegemônica. Diagnosticamos, ainda, que os alunos têm domínio de um conjunto de habilidades e competênciasem ambiente digital, necessitando, ocasionalmente, de sistematização para conseguir sobrepor algumas dificuldades. Ademais, notamos que o uso significativo da língua inglesa foi estimulado e que cabe aos professores proporem medidas de intervenção que possam incentivar e aprofundar práticas dessa natureza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38363
ISSN: 2237-6321
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_lcoliveiratanunes.pdf487,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.