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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorOliveira, Larisse Carvalho de-
dc.contributor.authorNunes, Tiago Alves-
dc.contributor.authorCarvalho, Jorge Luis Queiroz-
dc.date.accessioned2018-12-24T16:19:17Z-
dc.date.available2018-12-24T16:19:17Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Larisse Carvalho de; NUNES, Tiago Alves; CARVALHO, Jorge Luis Queiroz. Multiletramentos e a prática de escrita em língua estrangeira: uma análise da produção de webpages a partir da Wikipedia. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 246-266, maio/ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2237-6321-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38363-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrepalavraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectWikipagespt_BR
dc.titleMultiletramentos e a prática de escrita em língua estrangeira: uma análise da produção de webpages a partir da Wikipediapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm decorrência do mundo globalizado e informatizado em que vivemos, é sabido que os adolescentes utilizam a internet com frequência e a partir de diferentes dispositivos tecnológicos. Levando isso em consideração, objetivamos identificar as estratégias de escrita em inglês/ LE (Língua Estrangeira) no ambiente digital usadas por alunos de uma escola pública de ensino médio, na produção de uma wikipage. Para tanto, tomamos como base os estudos sobre as práticas de letramento e os multiletramentos propostos por Barton e Hamilton (1998), Street (2003, 2014), Street e Castanheira (2014), Rojo (2009) e Cazden et al. (1996); quanto ao letramento digital, apoiamonos em Novais, Ribeiro e D’andrea (2011), Xavier (2011) bem como Ribeiro e Coscarelli (2014). A partir da análise dos dados, pudemos verificar que a atividade colaborou para a compreensão e aquisição dos vocábulos relacionados ao ambiente digital, bem como instigou os alunos a aprofundarem conhecimentos sobre sua identidade local que, por vezes, acaba por ser silenciada diante da cultura globalizada hegemônica. Diagnosticamos, ainda, que os alunos têm domínio de um conjunto de habilidades e competênciasem ambiente digital, necessitando, ocasionalmente, de sistematização para conseguir sobrepor algumas dificuldades. Ademais, notamos que o uso significativo da língua inglesa foi estimulado e que cabe aos professores proporem medidas de intervenção que possam incentivar e aprofundar práticas dessa natureza.pt_BR
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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