Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38363
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Multiletramentos e a prática de escrita em língua estrangeira: uma análise da produção de webpages a partir da Wikipedia
Autor(es): Oliveira, Larisse Carvalho de
Nunes, Tiago Alves
Carvalho, Jorge Luis Queiroz
Palavras-chave: Multiletramentos;Letramento digital;Wikipages
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: OLIVEIRA, Larisse Carvalho de; NUNES, Tiago Alves; CARVALHO, Jorge Luis Queiroz. Multiletramentos e a prática de escrita em língua estrangeira: uma análise da produção de webpages a partir da Wikipedia. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 8, v. 8, n. 2, p. 246-266, maio/ago. 2018.
Resumo: Em decorrência do mundo globalizado e informatizado em que vivemos, é sabido que os adolescentes utilizam a internet com frequência e a partir de diferentes dispositivos tecnológicos. Levando isso em consideração, objetivamos identificar as estratégias de escrita em inglês/ LE (Língua Estrangeira) no ambiente digital usadas por alunos de uma escola pública de ensino médio, na produção de uma wikipage. Para tanto, tomamos como base os estudos sobre as práticas de letramento e os multiletramentos propostos por Barton e Hamilton (1998), Street (2003, 2014), Street e Castanheira (2014), Rojo (2009) e Cazden et al. (1996); quanto ao letramento digital, apoiamonos em Novais, Ribeiro e D’andrea (2011), Xavier (2011) bem como Ribeiro e Coscarelli (2014). A partir da análise dos dados, pudemos verificar que a atividade colaborou para a compreensão e aquisição dos vocábulos relacionados ao ambiente digital, bem como instigou os alunos a aprofundarem conhecimentos sobre sua identidade local que, por vezes, acaba por ser silenciada diante da cultura globalizada hegemônica. Diagnosticamos, ainda, que os alunos têm domínio de um conjunto de habilidades e competênciasem ambiente digital, necessitando, ocasionalmente, de sistematização para conseguir sobrepor algumas dificuldades. Ademais, notamos que o uso significativo da língua inglesa foi estimulado e que cabe aos professores proporem medidas de intervenção que possam incentivar e aprofundar práticas dessa natureza.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38363
ISSN: 2237-6321
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_lcoliveiratanunes.pdf487,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.