Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil
Autor(es): Assunção, Jéssica Rodrigues
Barreto, Antonio Luiz de Oliveira
Castro, Eliziane Rocha
Palavras-chave: Ludicidade;Ensino de matemática;Educação Infantil;Jogos no ensino de matemática;Matemática - Estudo e ensino
Data do documento: 2018
Citação: ASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 98-115.
Resumo: As relações teóricas e práticas entre a ludicidade e o ensino da disciplina Matemática configuram-se como objetos de investigação com acentuada preocupação e visibilidade no âmbito da Educação Matemática. Com efeito, as bases teóricas de Piaget (1998) e Vygotsky (2007) atribuem à ludicidade uma grande importância e valor intrínseco no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na perspectiva piagetiana “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” (PIAGET, 1998, p.160) e na acepção vygotskiana “[...] a criança avança essencialmente através da atividade lúdica.” (PIMENTEL, 2008, p.117). As contribuições dos autores supracitados nutrem o entendimento de que as atividades lúdicas assumem relevante papel na aprendizagem significativa da Matemática e referenciam a aproximação do que acontece em sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Em meio a argumentos entusiásticos, essa aproximação tem revelado as potencialidades da ludicidade no desenvolvimento de atividades e aprendizagens matemáticas e suscitado a demanda de estudos empíricos que possam trazer novos indícios e contribuições inerentes à articulação entre o lúdico e a matemática.Com esse intento e em busca de averiguar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para a construçãodo aprendizado significativo da Matemática na Educação Infantil, apresenta-se um recorte dos resultados de um estudo que proporcionou intervenções lúdicas nas aulas de Matemática em uma creche privada do município de Fortaleza, utilizando- se alguns materiais concretos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345
ISBN: 978-85-7826-602-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_jrassuncaoalobarreto.pdf202,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.