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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAssunção, Jéssica Rodrigues-
dc.contributor.authorBarreto, Antonio Luiz de Oliveira-
dc.contributor.authorCastro, Eliziane Rocha-
dc.date.accessioned2018-12-24T11:58:54Z-
dc.date.available2018-12-24T11:58:54Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 98-115.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7826-602-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantilpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs relações teóricas e práticas entre a ludicidade e o ensino da disciplina Matemática configuram-se como objetos de investigação com acentuada preocupação e visibilidade no âmbito da Educação Matemática. Com efeito, as bases teóricas de Piaget (1998) e Vygotsky (2007) atribuem à ludicidade uma grande importância e valor intrínseco no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na perspectiva piagetiana “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” (PIAGET, 1998, p.160) e na acepção vygotskiana “[...] a criança avança essencialmente através da atividade lúdica.” (PIMENTEL, 2008, p.117). As contribuições dos autores supracitados nutrem o entendimento de que as atividades lúdicas assumem relevante papel na aprendizagem significativa da Matemática e referenciam a aproximação do que acontece em sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Em meio a argumentos entusiásticos, essa aproximação tem revelado as potencialidades da ludicidade no desenvolvimento de atividades e aprendizagens matemáticas e suscitado a demanda de estudos empíricos que possam trazer novos indícios e contribuições inerentes à articulação entre o lúdico e a matemática.Com esse intento e em busca de averiguar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para a construçãodo aprendizado significativo da Matemática na Educação Infantil, apresenta-se um recorte dos resultados de um estudo que proporcionou intervenções lúdicas nas aulas de Matemática em uma creche privada do município de Fortaleza, utilizando- se alguns materiais concretos.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

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