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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Assunção, Jéssica Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Barreto, Antonio Luiz de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Castro, Eliziane Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-24T11:58:54Z | - |
dc.date.available | 2018-12-24T11:58:54Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | ASSUNÇÃO, Jéssica Rodrigues; BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; CASTRO, Eliziane Rocha. A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil. In: XAVIER, Antônio Roberto; FERREIRA, Tereza Maria da Silva; MATOS, Camila Saraiva de (Orgs.) Pesquisas educacionais: abordagens teórico metodológicas. Fortaleza: EdUECE, 2018. p. 98-115. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7826-602-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38345 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A ludicidade como ferramenta para o aprendizado significativo da matemática na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As relações teóricas e práticas entre a ludicidade e o ensino da disciplina Matemática configuram-se como objetos de investigação com acentuada preocupação e visibilidade no âmbito da Educação Matemática. Com efeito, as bases teóricas de Piaget (1998) e Vygotsky (2007) atribuem à ludicidade uma grande importância e valor intrínseco no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Na perspectiva piagetiana “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa” (PIAGET, 1998, p.160) e na acepção vygotskiana “[...] a criança avança essencialmente através da atividade lúdica.” (PIMENTEL, 2008, p.117). As contribuições dos autores supracitados nutrem o entendimento de que as atividades lúdicas assumem relevante papel na aprendizagem significativa da Matemática e referenciam a aproximação do que acontece em sala de aula e as pesquisas acadêmicas. Em meio a argumentos entusiásticos, essa aproximação tem revelado as potencialidades da ludicidade no desenvolvimento de atividades e aprendizagens matemáticas e suscitado a demanda de estudos empíricos que possam trazer novos indícios e contribuições inerentes à articulação entre o lúdico e a matemática.Com esse intento e em busca de averiguar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para a construçãodo aprendizado significativo da Matemática na Educação Infantil, apresenta-se um recorte dos resultados de um estudo que proporcionou intervenções lúdicas nas aulas de Matemática em uma creche privada do município de Fortaleza, utilizando- se alguns materiais concretos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2018_capliv_jrassuncaoalobarreto.pdf | 202,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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