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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38339
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Caxile, Carlos Rafael Vieira | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, José Gerardo | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-24T11:22:51Z | - |
dc.date.available | 2018-12-24T11:22:51Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | CAXILE, Carlos Rafael Vieira; VASCONCELOS, José Gerardo. Memória e legado da escravidão no Brasil: dilemas e paradoxos. In: VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto (Orgs). Pesquisas Pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. p. 63-73. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-170-6 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38339 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades sociais | pt_BR |
dc.subject | Negros - Educação | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brasileiros - Educação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
dc.title | Memória e legado da escravidão no Brasil: dilemas e paradoxos | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A presente escrita aborda as questões de discriminação, preconceito e exclusão sociais devido às questões raciais em relação aos africanos negros, afrodescendentes e escravizados no Brasil. Depois dos estudos arcados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) na década de 1950, principalmente das pesquisas de Florestan Fernandes, a bibliografia sobre a presença dos negros no Brasil ganhou mais volume. Existe uma variedade considerável de trabalhos sobre os africanos e afrodescendentes no Brasil, sobretudo a respeito da escravidão, mas também sobre formas específicas de dominação e preconceitos que afetam essa população. Entretanto, fazem-se necessários mais estudos que tratem da presença desses indivíduos no processo educacional e em movimentos sociais, na perspectiva de uma sociedade contaminada pelo autoritarismo e pela segregação, que dão suporte às políticas complementares de disciplina social e controles ideológicos sutis, que, se não impossibilitam, dificultam a formação de uma consciência racial e a resistência ao racismo, preconceitos, desigualdades e discriminações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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