Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38331
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Índios kanindés: memória, identidade e educação |
Autor : | Xavier, Antônio Roberto Vasconcelos, José Gerardo |
Palabras clave : | Memória e educação;Identidade étnica;Povos indígenas - Memória;Povo Kanindé de Aratuba;Indios Canindé - Memória |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | XAVIER, Antônio Roberto; VASCONCELOS, José Gerardo. Índios kanindés: memória, identidade e educação. In: VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto(Orgs). Pesquisas Pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. p.17-36. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente artigo é resultado parcial do projeto de pesquisa para estágio pós-doutoral apresentado e aprovado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O estágio pós- -doutoral em alusão é derivado do Edital n. 05/2017, referente ao processo seletivo para bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado, de concessão institucional em Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A pesquisa é de caráter historiográfico regional e faz parte do projeto “Índios Kanindés de Aratuba-Ceará: Cultura, Memória e Educação”. A problemática norteadora do estudo desponta da histórica tentativa de apagar, ofuscar e/ou destruir o legado cultural de nossos ancestrais nativos (indígenas). Essa tem sido, ao longo de nossa história de formação como nação, uma tentativa eurocêntrica e etnocêntrica, cujas consequências refletem-se tragicamente na identificação e reconhecimento de nossos traços étnico-culturais indígenas (MENEZES, 1991-1992).Metodologicamente esta pesquisa segue o método fenomenológico. É do tipo descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa de estudo empírico com base em fontes de pesquisa de campo. É de natureza básica estratégica e emprega como procedimento técnico o estudo de caso etnográfico. Para a geração de dados e informações peculiares, analisaram-se, além de fontes secundárias, como livros, artigos de periódicos e documentos oficiais, fontes primárias, como documentos historiográficos, cadernos de campo, observações diretas, entrevistas e registros de fatos, fotografias, vídeos e artefatos, visando compreender as invenções do cotidiano do povo indígena Kanindé do município de Aratuba, Ceará (CE). |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38331 |
ISBN : | 978-85-8126-170-6 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_arxavierjgvasconcelos.pdf | 212,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.