Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38299
Tipo: TCC
Título : Diferenças individuais de aprendizagem
Autor : Góis, Solange Maria Silva
Tutor: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palabras clave : Educação;Ser humano e necessidades
Fecha de publicación : 2003
Citación : GÓIS, Solange Maria Silva. Diferenças individuais de aprendizagem. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.
Resumen en portugués brasileño: O principal propósito desta pesquisa foi despertar nos profissionais da educação um olhar mais carinhoso e atencioso para as necessidades e dificuldades de cada ser humano que cruzar o seu caminho, buscando instigar a sua cognição, através do respeito de suas peculiaridades. Considerando a relevância deste assunto procurou-se discutir a organização interna do indivíduo, como forma de reconhecer como ele se percebe no mundo. Os estilos de aprendizagem foram abordados como formas intrínsecas de aprendizagem e as estratégias de ensino de modo que possam respeitar os estilos de aprendizagem do aluno, para que o aprender seja significativo. O referencial teórico selecionado foi dividido em três capítulos: o primeiro refere-se às bases da organização interna do indivíduo, considerando a personalidade, o temperamento, motivação e a inteligência; o segundo aborda o conceito de estilos de aprendizagem e as influências dos estilos de ensino neste contexto; o terceiro é dedicado às estratégias de ensino e formas de planejamento que respeitem os estilos de aprendizagem dos alunos. A forma de investigação utilizada foi do tipo “pesquisa bibliográfica” onde pôde-se através da leitura de alguns livros perceber fatos importantes sobre o assunto abordado. Diante de tudo que foi abordado, é possível concluir que: o funcionamento interno de cada indivíduo exerce papel relevante na construção de seu aprendizado e também na sua forma de socialização; os estilos de aprendizagem aparecem como forma de marcar a unicidade do ser humano, o que faz com que cada um aprenda de um jeito; a preocupação em adequar o ensino às necessidades intrínsecas do aluno proporciona um diferencial valioso no processo ensino-aprendizagem; a responsabilidade que os profissionais da educação devem assumir para ajudar o aprendiz a se perceber de forma mais humana e menos técnica, capaz de conseguir que seu aprendizado seja significativo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38299
Aparece en las colecciones: EAPEAA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_tcc_smsgois.pdf299,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.