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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38299
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Góis, Solange Maria Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T16:47:46Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T16:47:46Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | GÓIS, Solange Maria Silva. Diferenças individuais de aprendizagem. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38299 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ser humano e necessidades | pt_BR |
dc.title | Diferenças individuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O principal propósito desta pesquisa foi despertar nos profissionais da educação um olhar mais carinhoso e atencioso para as necessidades e dificuldades de cada ser humano que cruzar o seu caminho, buscando instigar a sua cognição, através do respeito de suas peculiaridades. Considerando a relevância deste assunto procurou-se discutir a organização interna do indivíduo, como forma de reconhecer como ele se percebe no mundo. Os estilos de aprendizagem foram abordados como formas intrínsecas de aprendizagem e as estratégias de ensino de modo que possam respeitar os estilos de aprendizagem do aluno, para que o aprender seja significativo. O referencial teórico selecionado foi dividido em três capítulos: o primeiro refere-se às bases da organização interna do indivíduo, considerando a personalidade, o temperamento, motivação e a inteligência; o segundo aborda o conceito de estilos de aprendizagem e as influências dos estilos de ensino neste contexto; o terceiro é dedicado às estratégias de ensino e formas de planejamento que respeitem os estilos de aprendizagem dos alunos. A forma de investigação utilizada foi do tipo “pesquisa bibliográfica” onde pôde-se através da leitura de alguns livros perceber fatos importantes sobre o assunto abordado. Diante de tudo que foi abordado, é possível concluir que: o funcionamento interno de cada indivíduo exerce papel relevante na construção de seu aprendizado e também na sua forma de socialização; os estilos de aprendizagem aparecem como forma de marcar a unicidade do ser humano, o que faz com que cada um aprenda de um jeito; a preocupação em adequar o ensino às necessidades intrínsecas do aluno proporciona um diferencial valioso no processo ensino-aprendizagem; a responsabilidade que os profissionais da educação devem assumir para ajudar o aprendiz a se perceber de forma mais humana e menos técnica, capaz de conseguir que seu aprendizado seja significativo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAPEAA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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