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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorGóis, Solange Maria Silva-
dc.date.accessioned2018-12-20T16:47:46Z-
dc.date.available2018-12-20T16:47:46Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationGÓIS, Solange Maria Silva. Diferenças individuais de aprendizagem. 2003. 31f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2003.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38299-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSer humano e necessidadespt_BR
dc.titleDiferenças individuais de aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO principal propósito desta pesquisa foi despertar nos profissionais da educação um olhar mais carinhoso e atencioso para as necessidades e dificuldades de cada ser humano que cruzar o seu caminho, buscando instigar a sua cognição, através do respeito de suas peculiaridades. Considerando a relevância deste assunto procurou-se discutir a organização interna do indivíduo, como forma de reconhecer como ele se percebe no mundo. Os estilos de aprendizagem foram abordados como formas intrínsecas de aprendizagem e as estratégias de ensino de modo que possam respeitar os estilos de aprendizagem do aluno, para que o aprender seja significativo. O referencial teórico selecionado foi dividido em três capítulos: o primeiro refere-se às bases da organização interna do indivíduo, considerando a personalidade, o temperamento, motivação e a inteligência; o segundo aborda o conceito de estilos de aprendizagem e as influências dos estilos de ensino neste contexto; o terceiro é dedicado às estratégias de ensino e formas de planejamento que respeitem os estilos de aprendizagem dos alunos. A forma de investigação utilizada foi do tipo “pesquisa bibliográfica” onde pôde-se através da leitura de alguns livros perceber fatos importantes sobre o assunto abordado. Diante de tudo que foi abordado, é possível concluir que: o funcionamento interno de cada indivíduo exerce papel relevante na construção de seu aprendizado e também na sua forma de socialização; os estilos de aprendizagem aparecem como forma de marcar a unicidade do ser humano, o que faz com que cada um aprenda de um jeito; a preocupação em adequar o ensino às necessidades intrínsecas do aluno proporciona um diferencial valioso no processo ensino-aprendizagem; a responsabilidade que os profissionais da educação devem assumir para ajudar o aprendiz a se perceber de forma mais humana e menos técnica, capaz de conseguir que seu aprendizado seja significativo.pt_BR
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