Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38271
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Piaget, Vygotsky e Bruner: contribuições para a educação
Autor : Cunha, Francisco Roberto Brito
Barroso, Raimunda Eliana Cordeiro
Olinda, Ercília Maria Braga de
Palabras clave : Bruner, Jerome S., 1915-2016 - Influência na educação;Piaget, Jean, 1896-1980 - Influência na educação;Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 - Influência na educação;Educação
Fecha de publicación : 2018
Citación : CUNHA, Francisco Roberto Brito; BARROSO, Raimunda Eliana Cordeiro; OLINDA, Ercília Maria Braga de. Piaget, Vygotsky e Bruner: contribuições para a educação. In: RIBEIRO, Luis Távora Furtado; GUIMARÃES, Marília Duarte; RODRIGUES, Allan Pires; GABRIEL NETO, José Antônio (Orgs.). Educação brasileira em pesquisa. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 53-62.
Resumen en portugués brasileño: Ao longo do tempo,, diferentes correntes filosóficas refletiram sobre as condições I de possibilidade do conhecimento e da sua expansão. Quatro séculos a.C., Sócrates e Platão nos ensinaram a duvidar dos sentidos e encontrar a verdade através da razão. As ideias seriam inatas e frutos de um processo de reminiscência (HAGUETTE, 1995). Aristóteles se opôs à teoria da reminiscência proposta por Platão, criticando o inatismo, defendido por ele e, em contrapartida, valorizou o conhecimento dos sentidos ao elaborar uma nova teoria do conhecimento denominada "realismo". O princípio aristotélico, da primazia dos sentidos, foi supervalorizado pelos empiristas ingleses dos séculos XVII e XVIII que fizeram uma tradução literal deste e passaram, então, a rejeitar todo conhecimento que se desviasse da experiência sensível. Esse debate epistemológico ecoa até os nossos dias, sendo acrescido de novas questões, Os refle­ xos dessas ideias estão presentes nas diversas concepções de educação e nas teorias psicológicas que, por sua vez, repercutem nas práticas escolares contemporâneas. Entre os autores da área da psicologia, reconhecidos no meio educacional, destacamos: um intelectual suíço e um russo, nascidos no mesmo ano de 1896, e outro americano, nascido em 1915, envolvidos com os estudos da mente. O presente artigo visa discutir as ideias de Jean Piaget, Lev Semenovitch Vygotsky e Jerome Bruner, no que se refere às suas contribuições para o debate educacional. Com este intuito, inicialmente apresentaremos aspectos importantes das teorias de Piaget e de Vygotsky, relacionadas à educação, para, em seguida, expor as contribuições de Bruner. Ao final, refletimos sobre as ideias desses autores e as repercussões destas no campo educacional.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38271
ISBN : 978 85 444 2411 7
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_capliv_arxavier.pdf8,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.