Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38222
Tipo: TCC
Título : Análise de Usabilidade do Geogebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio
Autor : Duarte, Carlos Eduardo Araújo
Tutor: Freitas, Markos Oliveira
Palabras clave : Geometria Espacial;Geogebra;Teste de Usabilidade
Fecha de publicación : 2018
Citación : DUARTE, Carlos Eduardo Araújo. Análise de Usabilidade do Geogebra para a aprendizagem de Geometria Espacial no Ensino Médio. 2018. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software ) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2018.
Resumen en portugués brasileño: A Geometria Espacial é a parte da geometria que estuda o espaço, ou seja, que estuda formas e objetos em três dimensões. Visto principalmente no ensino médio, a Geometria Espacial auxilia os alunos no desenvolvimento cognitivo por estudar o conteúdo matemático que mais se aproxima do mundo real. Existem muitos softwares que auxiliam na aprendizagem de alunos e, na Geometria, um mundialmente conhecido é o Geogebra, um software que tem como objetivo a aprendizagem de matemática para diferentes níveis de ensino, do básico ao universitário. Porém, para que um software possa ser utilizado com de forma eficiente e eficaz, segundo a ISO/IEC 9241-11, o sistema precisa compor características de usabilidade. Este trabalho propõe uma análise de usabilidade do software Geogebra no ensino de Geometria Espacial utilizando Teste de Usabilidade com a participação de dois grupos de aluno de ensino médio, o primeiro de alunos que já utilizaram o Geogebra e o segundo de aluno que nunca utilizaram a ferramenta. Foram feitas comparações dos resultados dos testes utilizando o tempo de conclusão de cada tarefa proposta e o questionário pós-teste, baseado no SUS ( ​ System Usability Scale ​ ). Com os dados coletados, observou-se que o Geogebra possui problemas de interface e/ou interação com o usuário, apresentando erros que levaram a uma baixa pontuação. Além disso, foram incluídas algumas sugestões de melhorias para a ferramenta, a partir dos problemas identificados.
Abstract: Spatial Geometry is the part of geometry that studies space, i.e., that studies shapes and objects in three dimensions. Studied primarily in high school, Spatial Geometry helps students in cognitive development by studying the mathematical content that is the closest to the real world. There are many software packages that help students to learn and, in Geometry, a world-wide known is the Geogebra, a software that aims to teach math for different levels of education, from basic to university. However, in order for a software to be used efficiently and effectively, according to ISO / IEC 9241-11, the system needs to compose usability characteristics. This work proposes a usability analysis of the Geogebra software in the teaching of Spatial Geometry using Usability Test with the participation of two groups of high school students, the first one of students who have used Geogebra and the second one of students who have never used the tool. Comparisons of the results of the tests were made using the time for completion of each proposed task and the post-test questionnaire, based on SUS( ​ System Usability Scale ​ ). With the collected data, it was observed that Geogebra has problems of interface and / or interaction with the user, presenting errors that led to a low score. In addition, some suggestions for improvements to the tool were included, based on the identified problems.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38222
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_ceaduarte.pdf2,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.