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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38162
Type: | Tese |
Title: | Construção de identidade na produção residual de Raquel Naveira |
Authors: | Leitão, Mary Nascimento da Silva |
Advisor: | Martins, Elizabeth Dias |
Keywords: | Raquel Naveira;Identidade;Feminino |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | LEITÃO, Mary Nascimento da Silva. Construção de identidade na produção residual de Raquel Naveira. 2018. 278f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A partir do estudo da obra poética de Raquel Naveira, observamos a recorrência de algumas temáticas que contribuem para a formação da identidade da poeta sul-mato-grossense. As memórias da terra natal, as influências religiosas, o resgate da mitologia clássica e a defesa da mulher são exemplos dos assuntos reincidentes em sua produção literária. Em meio aos temas investigados, constatamos a presença de dois eixos centrais atravessando toda a obra: o feminino e a hibridização cultural. Ambos norteiam uma identidade que se constrói tanto coletivamente, num âmbito sociocultural, quanto individualmente, considerando o processo de endoculturação. Neste caso, dedicamo-nos também ao aprofundamento da concepção de ethos, ou seja, a imagem construída pela própria poeta sobre si, considerando o aspecto insubmisso de seus escritos. Assim, destacamos como principais objetivos: a) apresentar panoramicamente a obra poética de Raquel Naveira, no intuito de divulgar a sua produção literária para diversos públicos leitores; b) analisar textos poéticos destacando os argumentos sociais que os norteiam; c) construir um perfil identitário de uma autora contemporânea. Trata-se de uma análise comparativa entre textos literários e históricos que tem como principal apoio a Teoria da Residualidade, cujo intuito é investigar os traços de mentalidades de outras épocas remanescentes nas produções literárias da atualidade. Dentre os teóricos que contribuíram com a presente pesquisa, podemos citar: Hilário Franco Júnior (imaginário), Raymond Williams (cultura), Peter Burke (hibridismo cultural), Michelle Perrot (feminino), Roberto Pontes (poesia insubmissa, residualidade) e Dominique Maigueneau (ethos). Consideramos todas as concepções apresentadas imprescindíveis à compreensão da obra da autora sul-mato-grossense. Seus textos poéticos, ilustrados nos entremeios teóricos, são fios que se unem na construção de uma identidade insubmissa. |
Abstract: | From the study of the poetic work of Raquel Naveira, one can observe the recurrence of some themes that contribute to the identity formation of the poet from Mato Grosso do Sul. Memories of the homeland, religious influences, the rescue of classical mythology, and the defense of women are examples of recurring issues in their literary production.Among the investigated themes, we found the presence of two central subjects that cross the whole work: the feminine and the cultural hybridization. The contents guide an identity that is built both collectively, in a sociocultural context, and individually, considering the process of endoculturation. In this case, we also dedicate ourselves to the deepening of the conception of ethos, that is, the image constructed by the poet himself, considering the insubmiss aspect of his writings.Thus, we highlight as main objectives: a) to present panoramically the poetic work of Raquel Naveira, in order to disseminate her literary production for different public readers; b) To analyze poetic texts highlighting the social arguments that guide them; c) to construct an identity profile of a contemporary author. It is a comparative analysis between literary and historical texts that has as main support the theory of residuality, whose purpose is to investigate the traces of mentalities of other epochs remaining in the current literary productions. Among the theorists who contributed to the present research, we can mention: Hilário Franco Júnior (imaginary), Raymond Williams (culture), Peter Burke (cultural hybridity), Michelle Perrot (feminine), Roberto Pontes (poetry insubmiss, residuality) and Dominique Maigueneau (ethos). We consider all the conceptions presented essential to the understanding of the work of the author from Mato Grosso do Sul. His poetic texts, illustrated in the theoretical interspersions, are threads that unite in the construction of an insubmissa identity. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38162 |
Appears in Collections: | PPGLE - Teses defendidas na UFC |
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