Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38145
Tipo: TCC
Título : As ciências sociais na escola como instrumento de formação de agentes transformadores da sociedade
Autor : Ferraz, Cyntia Kelly de Sousa
Tutor: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palabras clave : Ciências sociais;Contextualização das ciências sociais
Fecha de publicación : 2006
Citación : FERRAZ, Cyntia Kelly de Sousa. As ciências sociais na escola como instrumento de formação de agentes transformadores da sociedade. 2006. 41f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo busca entender e justificar a importância das ciências sociais no currículo escolar do ensino médio, mais especificamente expor sua capacidade de formação de agentes transformadores da sociedade. Para tanto se tornou necessário a compreensão de algumas categorias analíticas básicas que serão abordadas no decorrer do trabalho: diretrizes da educação, a contextualização das ciências sociais e o papel da escola. A pesquisa foi realizada através de bibliografia previamente selecionada. Ao longo da elaboração do trabalho pôde-se perceber o quão urgente se faz a implementação da disciplina de sociologia nas escolas como forma de apoiar o desenvolvimento social, visto as mudanças explícitas nos papéis familiares e a sobrecarga nas escolas, que antes cuidavam do aspecto da educação com o apoio das famílias e agora, principalmente nas camadas mais baixas, se tornou a única referência de educação que muitos jovens recebem. O surgimento dessas novas necessidades ocorre de maneira acelerada no ponto de vista social, que não estabeleceu modelos de comportamentos a serem seguidos nesses casos e principalmente para a classe marginalizada. Dessa forma, percebemos que muito ainda há de ser mudado e aperfeiçoado para a evolução da sociedade de maneira que as transformações históricas que as relações sociais e, conseqüentemente, a família e a escola vem enfrentando não comprometam o convívio social.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38145
Aparece en las colecciones: EAPEAA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_tcc_cksferraz.pdf488,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.