Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorFerraz, Cyntia Kelly de Sousa-
dc.date.accessioned2018-12-18T12:59:33Z-
dc.date.available2018-12-18T12:59:33Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationFERRAZ, Cyntia Kelly de Sousa. As ciências sociais na escola como instrumento de formação de agentes transformadores da sociedade. 2006. 41f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38145-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCiências sociaispt_BR
dc.subjectContextualização das ciências sociaispt_BR
dc.titleAs ciências sociais na escola como instrumento de formação de agentes transformadores da sociedadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo busca entender e justificar a importância das ciências sociais no currículo escolar do ensino médio, mais especificamente expor sua capacidade de formação de agentes transformadores da sociedade. Para tanto se tornou necessário a compreensão de algumas categorias analíticas básicas que serão abordadas no decorrer do trabalho: diretrizes da educação, a contextualização das ciências sociais e o papel da escola. A pesquisa foi realizada através de bibliografia previamente selecionada. Ao longo da elaboração do trabalho pôde-se perceber o quão urgente se faz a implementação da disciplina de sociologia nas escolas como forma de apoiar o desenvolvimento social, visto as mudanças explícitas nos papéis familiares e a sobrecarga nas escolas, que antes cuidavam do aspecto da educação com o apoio das famílias e agora, principalmente nas camadas mais baixas, se tornou a única referência de educação que muitos jovens recebem. O surgimento dessas novas necessidades ocorre de maneira acelerada no ponto de vista social, que não estabeleceu modelos de comportamentos a serem seguidos nesses casos e principalmente para a classe marginalizada. Dessa forma, percebemos que muito ainda há de ser mudado e aperfeiçoado para a evolução da sociedade de maneira que as transformações históricas que as relações sociais e, conseqüentemente, a família e a escola vem enfrentando não comprometam o convívio social.pt_BR
Aparece nas coleções:EAPEAA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_cksferraz.pdf488,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.