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Tipo: TCC
Título: As ciências sociais na escola como instrumento de formação de agentes transformadores da sociedade
Autor(es): Ferraz, Cyntia Kelly de Sousa
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Ciências sociais;Contextualização das ciências sociais
Data do documento: 2006
Citação: FERRAZ, Cyntia Kelly de Sousa. As ciências sociais na escola como instrumento de formação de agentes transformadores da sociedade. 2006. 41f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem, Fortaleza (CE), 2006.
Resumo: O presente estudo busca entender e justificar a importância das ciências sociais no currículo escolar do ensino médio, mais especificamente expor sua capacidade de formação de agentes transformadores da sociedade. Para tanto se tornou necessário a compreensão de algumas categorias analíticas básicas que serão abordadas no decorrer do trabalho: diretrizes da educação, a contextualização das ciências sociais e o papel da escola. A pesquisa foi realizada através de bibliografia previamente selecionada. Ao longo da elaboração do trabalho pôde-se perceber o quão urgente se faz a implementação da disciplina de sociologia nas escolas como forma de apoiar o desenvolvimento social, visto as mudanças explícitas nos papéis familiares e a sobrecarga nas escolas, que antes cuidavam do aspecto da educação com o apoio das famílias e agora, principalmente nas camadas mais baixas, se tornou a única referência de educação que muitos jovens recebem. O surgimento dessas novas necessidades ocorre de maneira acelerada no ponto de vista social, que não estabeleceu modelos de comportamentos a serem seguidos nesses casos e principalmente para a classe marginalizada. Dessa forma, percebemos que muito ainda há de ser mudado e aperfeiçoado para a evolução da sociedade de maneira que as transformações históricas que as relações sociais e, conseqüentemente, a família e a escola vem enfrentando não comprometam o convívio social.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38145
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