Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38117
Type: | TCC |
Title: | Avaliação psicológica:sua contribuição para a reparação do auto-conceito do adolescente em conflito com a lei |
Authors: | Araújo, Iana Martins |
Advisor: | Viana, Tania Vicente |
Keywords: | Psicologia Jurídica;Adolescente em Conflito com a Lei;Avaliação Psicológica |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | ARAÚJO, Iana Martins. Avaliação psicológica:sua contribuição para a reparação do auto-conceito do adolescente em conflito com a lei. 2008. 59f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Avaliação Psicológica, Fortaleza (CE), 2008. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O trabalho tem como objetivo abordar a contribuição da avaliação psicológica para a reparação do auto-conceito do adolescente em conflito com a lei. É feita uma revisão da literatura sobre a Psicologia Jurídica e sua atuação na Área da Infância e da Juventude; da categoria adolescente e do perfil do adolescente autor de ato infracional. Posteriormente, o recurso do psicodiagnóstico é exposto e sugerida sua utilização com o fim de uma intervenção mais adequada e exitosa para esse adolescente. Dessa forma, o procedimento pode favorecer elementos para que o adolescente elabore um novo conceito sobre si mesmo e, conseqüentemente, transforme suas atitudes. Salienta-se, que na lida com essa clientela, faz-se necessário o devido cuidado de não lhe atribuir individualmente a culpa pelo estado de exclusão, desvalorização e de anonimato em que se encontra. Há que se considerar o contexto socioeconômico e cultural em que esse jovem está inserido e as influências que lhe afetam. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38117 |
Appears in Collections: | EAP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_tcc_imaraujo.pdf | 258,04 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.