Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38112
Type: | TCC |
Title: | A relação entre brincar e o desenvolvimento cognitivo da criança |
Authors: | Nogueira, Terciana Lima |
Advisor: | Silva, Fábíola Oliveira Xavier da |
Keywords: | Brincar;Desenvolvimento Cognitivo;Brincadeiras |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | NOGUEIRA, Terciana Lima. A relação entre brincar e o desenvolvimento cognitivo da criança. 2008. 38f.- TCC ( Monografia) -Universidade Federal do Ceará, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Especialização Avaliação Psicológica, Fortaleza (CE), 2008. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho é um estudo bibliográfico que tem como objetivo enfatizar a importância da brincadeira no desenvolvimento cognitivo. A partir do momento em que a criança, deixa de ser vista como adulto em miniatura e é assim, estabelecido um universo infantil. Teóricos como Bock, Piaget, Vigotsky, dentre outros, contribuem esclarecendo os aspectos maturacionais e psicológicos do desenvolvimento infantil. A possibilidade de aprender com as de experiências adquiridas nas vivências e emoções oportunizadas pela brincadeira, é o pressuposto que direciona essa pesquisa. A partir da descrição das etapas do desenvolvimento cognitivo, ilustra várias descobertas das crianças nas brincadeiras presentes em cada faixa etária, seja na rua, na escola bem como no universo familliar. O lúdico dessa forma, também pode ser entendido como recurso de aprendizagem na vida da criança. Finaliza com uma análise qualitativa da Escala de Inteligência Wechsler, instrumento utilizado para avaliar a capacidade intelectual de crianças entre 6 e 16 anos e 11 meses, descrevendo o que cada um dos doze subtestes avaliam em termos de função cognitiva. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38112 |
Appears in Collections: | EAP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008_tcc_tlnogueira.pdf | 367,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.