Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38109| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título : | Tarefas de interpretação de libras/português: reflexões sobre uma proposta metodológica de ensino para contexto de conferência |
| Autor : | Nogueira, Tiago Coimbra Santos, Silvana Aguiar dos |
| Palabras clave : | Estudos da Tradução;Libras-Português;Tarefas de interpretação;Intérpretes |
| Fecha de publicación : | 2018 |
| Editorial : | Transversal Revista em Tradução |
| Citación : | NOGUEIRA, Tiago Coimbra; SANTOS, Silvana Aguiar dos. Tarefas de interpretação de libras/português: reflexões sobre uma proposta metodológica de ensino para contexto de conferência. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 93-112, 2018. |
| Resumen en portugués brasileño: | Por meio do presente artigo, realizamos uma reflexão sobre as tarefas de interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Libras)/ Português como proposta metodológica para o treinamento de intérpretes no contexto de conferência. A base que orienta este trabalho são as teorias de objetivos de aprendizagem proposto por Delisle (1988; 1993) e do ensino de tradução especializada proposta por Hurtado-Albir (2007). Com base nesse referencial, discutimos o ensino de interpretação para intérpretes de Libras/Português e alguns desafios enfrentados em nosso país. Tomamos como exemplo as tarefas de interpretação aplicadas aos intérpretes de Libras/Português no módulo ―contexto de conferência‖, o qual foi parte de um curso de capacitação para intérpretes de Libras/Português promovido pela Associação de Surdos de Balneário Camboriú (ASBAC), com apoio da Associação Catarinense de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais (ACATILS) e da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS). Os resultados preliminares constataram que os alunos replicavam as mesmas posturas e práticas de interpretação do contexto educacional para o contexto de conferência, sem considerar as especificidades desses espaços. As tarefas desenvolvidas, aliadas aos objetivos de aprendizagem pré-estabelecidos, contribuíram para mapear as características de cada contexto, a linguagem utilizada e os tipos de gêneros e subgêneros encontrados. |
| URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38109 |
| ISSN : | 2446-8959 |
| Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
| Aparece en las colecciones: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2018_art_tcnogueirasasantos.pdf | 408,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.