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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38107
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Whatsapp messenger como recurso de interação em contextos bilíngues de formação de professores de libras |
Autor : | Mota, Derijane Lima Barbosa Barros, Gracy Kelly Amaral Peixoto, Renata Castelo |
Palabras clave : | Surdo;Ambientes bilíngues;Ensino;Ferramentas virtuais;Libras |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Transversal Revista em Tradução |
Citación : | MOTA, Derijane Lima Barbosa; BARROS, Gracy Kelly Amaral; PEIXOTO, Renata Castelo. Whatsapp messenger como recurso de interação em contextos bilíngues de formação de professores de libras. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 66-78, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Este estudo é fruto da experiência da atividade de monitoria desenvolvida em 2017.1 na disciplina Estudos Surdos I com a turma de 19 alunos do 2º semestre do curso de Letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal do Ceará. O objetivo é descrever a experiência das monitoras ao usarem o Whatsapp como ferramenta educacional, comprovando que tal ferramenta pode oferecer acesso ao conhecimento em uma turma bilíngue. Apoiando-se na metodologia da Pesquisa-Ação, primeiramente foi criado um ambiente no aplicativo Whatsapp, no qual estavam os alunos e as duas monitoras, em seguida, as monitoras estimularam os discentes no grupo virtual a estudarem os textos da disciplina. Os alunos podiam interagir em momentos extraclasses, enviar dúvidas e agendar encontros com as monitoras. Após quatro meses de funcionamento do ambiente no aplicativo, analisou-se as interações vivenciadas. Observou-se que: a) a comunicação foi acessível; b) o feedback era imediato; c) houve incentivo aos ouvintes para sinalizarem e aos surdos a lerem o português; d) fortaleceu-se a empatia das monitoras para com os alunos; e) houve aumento da pró-atividade em organizar os assuntos das disciplinas; f) as interações entre professora, alunos e monitoras foram potencializadas. Refletimos que, o aplicativo tornou o estudo mais produtivo, pois a aprendizagem era desassociada ao horário e local, mais acessível por conta das múltiplas ferramentas que permitiam o discurso em duas línguas, no caso a Libras e o Português, e, portanto, o exercício da tradução. O trabalho de monitoria, seja de forma presencial ou virtual, contribui para uma formação docente ativa, interativa e acessível. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38107 |
ISSN : | 2446-8959 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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