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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMota, Derijane Lima Barbosa-
dc.contributor.authorBarros, Gracy Kelly Amaral-
dc.contributor.authorPeixoto, Renata Castelo-
dc.date.accessioned2018-12-17T11:33:38Z-
dc.date.available2018-12-17T11:33:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOTA, Derijane Lima Barbosa; BARROS, Gracy Kelly Amaral; PEIXOTO, Renata Castelo. Whatsapp messenger como recurso de interação em contextos bilíngues de formação de professores de libras. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 66-78, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2446-8959-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38107-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTransversal Revista em Traduçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectAmbientes bilínguespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectFerramentas virtuaispt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleWhatsapp messenger como recurso de interação em contextos bilíngues de formação de professores de libraspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo é fruto da experiência da atividade de monitoria desenvolvida em 2017.1 na disciplina Estudos Surdos I com a turma de 19 alunos do 2º semestre do curso de Letras Língua Brasileira de Sinais (Libras) da Universidade Federal do Ceará. O objetivo é descrever a experiência das monitoras ao usarem o Whatsapp como ferramenta educacional, comprovando que tal ferramenta pode oferecer acesso ao conhecimento em uma turma bilíngue. Apoiando-se na metodologia da Pesquisa-Ação, primeiramente foi criado um ambiente no aplicativo Whatsapp, no qual estavam os alunos e as duas monitoras, em seguida, as monitoras estimularam os discentes no grupo virtual a estudarem os textos da disciplina. Os alunos podiam interagir em momentos extraclasses, enviar dúvidas e agendar encontros com as monitoras. Após quatro meses de funcionamento do ambiente no aplicativo, analisou-se as interações vivenciadas. Observou-se que: a) a comunicação foi acessível; b) o feedback era imediato; c) houve incentivo aos ouvintes para sinalizarem e aos surdos a lerem o português; d) fortaleceu-se a empatia das monitoras para com os alunos; e) houve aumento da pró-atividade em organizar os assuntos das disciplinas; f) as interações entre professora, alunos e monitoras foram potencializadas. Refletimos que, o aplicativo tornou o estudo mais produtivo, pois a aprendizagem era desassociada ao horário e local, mais acessível por conta das múltiplas ferramentas que permitiam o discurso em duas línguas, no caso a Libras e o Português, e, portanto, o exercício da tradução. O trabalho de monitoria, seja de forma presencial ou virtual, contribui para uma formação docente ativa, interativa e acessível.pt_BR
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