Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38104
Type: Artigo de Periódico
Title: Alunos ouvintes aprendendo libras com professores surdos: um estudo sobre crenças
Authors: Sousa, Marina Figueiredo de
Vieira, Patrícia Araújo
Keywords: Aprendizes ouvintes;Professores surdos;Crenças
Issue Date: 2018
Publisher: Transversal Revista em Tradução
Citation: SOUSA, Marina Figueiredo de; VIEIRA, Patrícia Araújo. Alunos ouvintes aprendendo libras com professores surdos: um estudo sobre crenças. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 3-21, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho procurou compreender as crenças, perspectivas e estratégias de alunos ouvintes na aprendizagem de Libras como segunda língua (L2). Para isso, fizemos uma entrevista com 12 alunos ouvintes, de idades entre 19 e 27 anos, aprendizes de Libras e universitários de cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Federal do Ceará. Esses estudantes responderam a perguntas objetivas e subjetivas que buscavam compreender o processo de aprendizagem de uma língua visual por parte dos ouvintes e a formação de crenças nesse contexto. Para tanto, buscamos os estudos teóricos sobre o Ensino Comunicativo de Línguas (BROWN, 2000; RICHARD; RODGERS, 2003), sobre crenças no Ensino de Línguas (BARCELOS, 2006) e, mais especificamente, sobre o ensino de Libras a ouvintes (GESSER, 2012). Os resultados revelaram que esses aprendizes ainda apresentam dúvidas sobre o fato de Libras realmente ser uma língua com uma estrutura linguística própria. No entanto, eles acreditam que a aprendizagem de Libras pode contribuir positivamente com a formação profissional deles. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38104
ISSN: 2446-8959
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_mfsousapavieira.pdf454,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.