Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38104
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Alunos ouvintes aprendendo libras com professores surdos: um estudo sobre crenças |
Authors: | Sousa, Marina Figueiredo de Vieira, Patrícia Araújo |
Keywords: | Aprendizes ouvintes;Professores surdos;Crenças |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Transversal Revista em Tradução |
Citation: | SOUSA, Marina Figueiredo de; VIEIRA, Patrícia Araújo. Alunos ouvintes aprendendo libras com professores surdos: um estudo sobre crenças. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 3-21, 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho procurou compreender as crenças, perspectivas e estratégias de alunos ouvintes na aprendizagem de Libras como segunda língua (L2). Para isso, fizemos uma entrevista com 12 alunos ouvintes, de idades entre 19 e 27 anos, aprendizes de Libras e universitários de cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Federal do Ceará. Esses estudantes responderam a perguntas objetivas e subjetivas que buscavam compreender o processo de aprendizagem de uma língua visual por parte dos ouvintes e a formação de crenças nesse contexto. Para tanto, buscamos os estudos teóricos sobre o Ensino Comunicativo de Línguas (BROWN, 2000; RICHARD; RODGERS, 2003), sobre crenças no Ensino de Línguas (BARCELOS, 2006) e, mais especificamente, sobre o ensino de Libras a ouvintes (GESSER, 2012). Os resultados revelaram que esses aprendizes ainda apresentam dúvidas sobre o fato de Libras realmente ser uma língua com uma estrutura linguística própria. No entanto, eles acreditam que a aprendizagem de Libras pode contribuir positivamente com a formação profissional deles. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38104 |
ISSN: | 2446-8959 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_art_mfsousapavieira.pdf | 454,66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.