Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Marina Figueiredo de | - |
dc.contributor.author | Vieira, Patrícia Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-17T11:30:44Z | - |
dc.date.available | 2018-12-17T11:30:44Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Marina Figueiredo de; VIEIRA, Patrícia Araújo. Alunos ouvintes aprendendo libras com professores surdos: um estudo sobre crenças. Transversal - Revista em Tradução, Fortaleza, v. 4, n. 7, p. 3-21, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2446-8959 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38104 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Transversal Revista em Tradução | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizes ouvintes | pt_BR |
dc.subject | Professores surdos | pt_BR |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.title | Alunos ouvintes aprendendo libras com professores surdos: um estudo sobre crenças | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho procurou compreender as crenças, perspectivas e estratégias de alunos ouvintes na aprendizagem de Libras como segunda língua (L2). Para isso, fizemos uma entrevista com 12 alunos ouvintes, de idades entre 19 e 27 anos, aprendizes de Libras e universitários de cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Federal do Ceará. Esses estudantes responderam a perguntas objetivas e subjetivas que buscavam compreender o processo de aprendizagem de uma língua visual por parte dos ouvintes e a formação de crenças nesse contexto. Para tanto, buscamos os estudos teóricos sobre o Ensino Comunicativo de Línguas (BROWN, 2000; RICHARD; RODGERS, 2003), sobre crenças no Ensino de Línguas (BARCELOS, 2006) e, mais especificamente, sobre o ensino de Libras a ouvintes (GESSER, 2012). Os resultados revelaram que esses aprendizes ainda apresentam dúvidas sobre o fato de Libras realmente ser uma língua com uma estrutura linguística própria. No entanto, eles acreditam que a aprendizagem de Libras pode contribuir positivamente com a formação profissional deles. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_mfsousapavieira.pdf | 454,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.