Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38059
Type: Artigo de Evento
Title: Bons resultados no IDEB em dez municípios cearenses: superando metas
Authors: Dantas, Larissa Martins
Marinho, Iasmin da Costa
Keywords: Avaliação educacional;Resultados;IDEB
Issue Date: 2010
Publisher: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citation: DANTAS, Larissa Martins; MARINHO, Iasmin da Costa. Bons resultados no IDEB em dez municípios cearenses: superando metas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2450-2458.
Abstract in Brazilian Portuguese: A avaliação educacional sistêmica é tema recorrente nas últimas décadas. Comporta elementos que legitimam a avaliação em nível mais abrangente, indo desde a avaliação de desempenho escolar, adentrando por avaliações institucionais, de programas e auto-avaliações. Mais do que simplesmente avaliar sistemas educacionais vigentes, a avaliação tem a capacidade de descrever a real situação do país quanto ao seu nível de educação, através de dados coletados e amostras realizadas. O presente trabalho aborda o tema proposto sob o prisma do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Ideb surgiu como uma iniciativa para agregar dados relacionados ao fluxo escolar (aprovação, evasão e abandono) e as médias de desempenho em avaliações nacionais (Prova Brasil). A idéia foi unir dois fatores importantes para medição da qualidade educacional brasileira, possibilitando a equiparação entre estados, municípios e até entre escolas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38059
ISBN: 85 7485 099 3
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_eve_lmdantasicmarinho.pdf219,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.