Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38059
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Bons resultados no IDEB em dez municípios cearenses: superando metas |
Authors: | Dantas, Larissa Martins Marinho, Iasmin da Costa |
Keywords: | Avaliação educacional;Resultados;IDEB |
Issue Date: | 2010 |
Publisher: | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citation: | DANTAS, Larissa Martins; MARINHO, Iasmin da Costa. Bons resultados no IDEB em dez municípios cearenses: superando metas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2450-2458. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A avaliação educacional sistêmica é tema recorrente nas últimas décadas. Comporta elementos que legitimam a avaliação em nível mais abrangente, indo desde a avaliação de desempenho escolar, adentrando por avaliações institucionais, de programas e auto-avaliações. Mais do que simplesmente avaliar sistemas educacionais vigentes, a avaliação tem a capacidade de descrever a real situação do país quanto ao seu nível de educação, através de dados coletados e amostras realizadas. O presente trabalho aborda o tema proposto sob o prisma do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Ideb surgiu como uma iniciativa para agregar dados relacionados ao fluxo escolar (aprovação, evasão e abandono) e as médias de desempenho em avaliações nacionais (Prova Brasil). A idéia foi unir dois fatores importantes para medição da qualidade educacional brasileira, possibilitando a equiparação entre estados, municípios e até entre escolas. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38059 |
ISBN: | 85 7485 099 3 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_lmdantasicmarinho.pdf | 219,09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.