Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38029
Tipo: Artigo de Evento
Título : A concepção da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental
Autor : Silva, Antônia Bruna da
Trompieri Filho, Nicolino
Palabras clave : Avaliação da Aprendizagem;Processo de Aprendizagem;Formação de Professores;Ensino Fundamental
Fecha de publicación : 2010
Editorial : V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citación : SILVA, Antônia Bruna da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. A concepção da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2161-2169.
Resumen en portugués brasileño: O processo educativo é marcado pela relação estreita entre o ensino e a avaliação, para tanto, além das habilidades e competências necessárias para ensinar, o professor deve avaliar. Hoffmann (1991, p.17) destaca a importância da avaliação quando diz que ela “é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação.” No entanto, percebemos que nos cursos de formação de professores, públicos ou particulares, a abordagem do ensino exerce supremacia sobre a da avaliação, tanto é que a disciplina de avaliação, em muitos dos referidos cursos, não tem sequer caráter obrigatório. A ausência de disciplinas sobre avaliação na formação inicial se reflete na forma que esse profissional vai, posteriormente, avaliar seu aluno, a formação é mínima para entender essa prática, é o que observa Gatti apud Okada (2010). Nessa linha, Pavão (1998) menciona que o destaque dado ao ensino, em detrimento da avaliação na formação de professores é um dos obstáculos ao estabelecimento de um sistema avaliativo de base científica. Falta, portanto, essa base teórico-científica ao educador no momento de avaliar a aprendizagem do educando. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38029
ISBN : 85 7485 099 3
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_eve_absilvantfilho.pdf252,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.