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dc.contributor.authorSilva, Antônia Bruna da-
dc.contributor.authorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.date.accessioned2018-12-13T11:42:29Z-
dc.date.available2018-12-13T11:42:29Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationSILVA, Antônia Bruna da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. A concepção da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2161-2169.pt_BR
dc.identifier.isbn85 7485 099 3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38029-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherV Congresso Internacional em Avaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectAvaliação da Aprendizagempt_BR
dc.subjectProcesso de Aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleA concepção da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO processo educativo é marcado pela relação estreita entre o ensino e a avaliação, para tanto, além das habilidades e competências necessárias para ensinar, o professor deve avaliar. Hoffmann (1991, p.17) destaca a importância da avaliação quando diz que ela “é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação.” No entanto, percebemos que nos cursos de formação de professores, públicos ou particulares, a abordagem do ensino exerce supremacia sobre a da avaliação, tanto é que a disciplina de avaliação, em muitos dos referidos cursos, não tem sequer caráter obrigatório. A ausência de disciplinas sobre avaliação na formação inicial se reflete na forma que esse profissional vai, posteriormente, avaliar seu aluno, a formação é mínima para entender essa prática, é o que observa Gatti apud Okada (2010). Nessa linha, Pavão (1998) menciona que o destaque dado ao ensino, em detrimento da avaliação na formação de professores é um dos obstáculos ao estabelecimento de um sistema avaliativo de base científica. Falta, portanto, essa base teórico-científica ao educador no momento de avaliar a aprendizagem do educando. [...]pt_BR
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