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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38029
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Antônia Bruna da | - |
dc.contributor.author | Trompieri Filho, Nicolino | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-13T11:42:29Z | - |
dc.date.available | 2018-12-13T11:42:29Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Antônia Bruna da; TROMPIERI FILHO, Nicolino. A concepção da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2161-2169. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 85 7485 099 3 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38029 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | A concepção da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O processo educativo é marcado pela relação estreita entre o ensino e a avaliação, para tanto, além das habilidades e competências necessárias para ensinar, o professor deve avaliar. Hoffmann (1991, p.17) destaca a importância da avaliação quando diz que ela “é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação.” No entanto, percebemos que nos cursos de formação de professores, públicos ou particulares, a abordagem do ensino exerce supremacia sobre a da avaliação, tanto é que a disciplina de avaliação, em muitos dos referidos cursos, não tem sequer caráter obrigatório. A ausência de disciplinas sobre avaliação na formação inicial se reflete na forma que esse profissional vai, posteriormente, avaliar seu aluno, a formação é mínima para entender essa prática, é o que observa Gatti apud Okada (2010). Nessa linha, Pavão (1998) menciona que o destaque dado ao ensino, em detrimento da avaliação na formação de professores é um dos obstáculos ao estabelecimento de um sistema avaliativo de base científica. Falta, portanto, essa base teórico-científica ao educador no momento de avaliar a aprendizagem do educando. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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