Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37981
Tipo: Tese
Título : Gestão e avaliação de cursos de especialização lato sensu: estudo em instituições de ensino superior para construção de um modelo de acreditação educacional
Autor : Tahim, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira
Tutor: Lima, Marcos Antônio Martins
Palabras clave : Avaliação de Curso;Gestão de Curso;Acreditação Educacional
Fecha de publicación : 2018
Citación : TAHIM, Ana Paula Vasconcelos de Oliveira. Gestão e avaliação de cursos de especialização lato sensu: estudo em instituições de ensino superior para construção de um modelo de acreditação educacional - UFC. 2018. 125f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumen en portugués brasileño: Como resultado das novas relações no mundo do trabalho, a avaliação educacionlal ultrapassa seu objeto inicial de atuação, alcançando novos papeis. Todos os níveis de ensino são avaliados e acreditados, porém as especializações lato sensu não têm recebido a mesma atenção, sendo apenas avaliadas pontualmente e internamente pelas Instituições de Ensino Superior (IES). Entendendo que esses cursos surgem nas diversas IES com o caráter de formação continuada e inserção para o mundo do trabalho, assim, também precisam ser avaliadas, bem como acreditados. Para tanto, a inquietação norteadora desta tese é: como acreditar cursos de pós-graduação, especificamente a especialização lato sensu em educação, de forma a contribuir para uma formação profissional de excelência? A proposta do estudo sobre essa realidade tem como objetivo elaborar um modelo de avaliação para curso de especialização, observando a acreditação desta, bem como a qualidade das questões educacionais que permeiam a necessidade de uma acreditação. A estruturação desse estudo utilizar-se-á do espaço metodológico quadripolar de De Bruyne (1977); para a organização metodológica, foram definidas a priori as categorias teóricas: gestão e avaliação de curso e acreditação educacional, e para a estratégia de coleta de dados, a realização de entrevistas e questionários via Skipe e WhatsApp, bem como que, para análise dos dados o uso do Atlas TI. A relevância desta pesquisa é percebida na possibilidade reflexiva de melhoria sobre a gestão do curso de especialização, seu impacto para a formação profissional e seu papel autônomo sobre a corresponsabilidade, assim, utilizando-se da avaliação como tática de melhoramento contínuo das ações desenvolvidas e nas novas tomadas de decisões acerca do progresso apontado pela acreditação. Considera-se que a consulta e escuta aos sujeitos do estudo muito contribuiu para o mapeamento de estruturas essências (LIMA, 2005) culminado na acreditação. O tema também precisa ser melhor explorado nas IES, pois ainda se confunde a avaliação com a acreditação, um maior esclarecimento possibilita o empoderamento dos processos.
Abstract: Result of the new relationships in the world of work, educational evaluation goes beyond its initial object of action, reaching new roles. All levels of education are evaluated and accredited, but the lato sensu specializations have not received the same attention, only being evaluated in a timely manner and internally by the Institutions of Higher Education (HEI). Understanding that these courses emerge in the various HEIs with the character of continuing training and insertion into the world of work, thus, also need to be evaluated as well as accredited. Therefore, the main concern of this thesis is: how to accredit postgraduate courses, specifically the lato sensu specialization in education, in order to contribute to professional training of excellence? The purpose of this study is to elaborate an evaluation model for a specialization course, observing its accreditation, as well as the quality of the educational issues that permeate the need for an accreditation. The structure of this study will be based on the methodological space of De Bruyne (1977); for the methodological organization, the theoretical categories were defined a priori: course management and evaluation and educational accreditation, and for the strategy of data collection, interviews and questionnaires via Skipe and WhatsApp, as well as for data analysis the use of Atlas IT. The relevance of this research is perceived in the reflective possibility of improvement over the management of the specialization course, its impact on professional training and its autonomous role on co-responsibility, thus, using evaluation as a tactic of continuous improvement of the actions developed and in the decisions about the progress of accreditation. It is considered that the consultation and listening to the study subjects greatly contributed to the mapping of essential structures (LIMA, 2005) culminated in accreditation. The theme also needs to be better explored in HEIs, since evaluation and accreditation are still confused, greater clarification allows the empowerment of processes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37981
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tese_apvotahim.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.