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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37958
Tipo: | Tese |
Título : | Educação e santidade: as representações do feminino na Região do Cariri cearense |
Autor : | Barreto, Polliana de Luna Nunes |
Tutor: | Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
Palabras clave : | Educação - História - Ceará;Santidade;Gênero e Educação;Religião e cultura;Religião e educação |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | BARRETO, Polliana de Luna Nunes. Educação e santidade: as representações do feminino na Região do Cariri cearense. 2018. 220f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | As representações de Santidade no Cariri cearense constituídas nos espaços da Educação e da Cultura, consolida posições dicotômicas de Gênero. Os discursos educacionais e práticas sociais, propagados no século XX, elaboraram modelos de sociabilidade que contribuíram para a manutenção da violência de Gênero em face da queda do papel dominante do homem no interior da família. Chegamos a tal consideração a partir da análise da relação entre a santificação espontânea do feminino no Cariri cearense através do caso Filomena Lacerda (Mauriti-CE) e os discursos educacionais e práticas sociais que elaboram representações do feminino. Para tanto buscamos fontes escritas e orais coletadas na cidade de Mauriti –Ce, no acervo do Instituto Cultural do Cariri e na Hemeroteca da Biblioteca Nacional Digital (BND). O marco temporal se firma entre 1930 e 1980, período da formação educacional de Filomena Lacerda e início dos cultos a ela referentes, a despeito disso, sendo a compreensão das representações do feminino um problema de pesquisa que se propaga no tempo, nossa análise se amplia sob o aspecto temporal trazendo compreensões da perspectiva do Gênero neste século. O aporte teórico se dá no campo interdisciplinar com ênfase para os autores que dialogam com o campo da História Cultural. Compreendemos que as repercussões do discurso educacional nas narrativas de vida e morte das mulheres santas e na percepção da violência contra a mulher no Cariri cearense se dão no campo da Apropriação e da Representação sendo que o consumo cultural viabilizado pela mídia (impressa escrita), a literatura e a religião caminha na direção da propagação dos valores de Santidade feminina que dialogam com o zelo pelo espaço privado, a atuação no âmbito missionário, a submissão frente à violência e a defesa da castidade, contudo é coerente afirmar que tais práticas de Apropriação convivem com outros elementos que se elaboram para e pelo feminino na contemporaneidade, viabilizando Representações de mulher que não condizem unicamente com um feminino adstrito ao espaço privado. A violência contra a mulher no Cariri cearense se dá a partir da fragilidade do papel do masculino que não acata a negação da virilidade, ao mesmo tempo comumente deixa de ser um fenômeno a ser tratado com políticas públicas para ser um aspecto da vida a ser resolvido através dos rituais religiosos, os quais compõem a configuração cultural daquele território. |
Abstract: | The Sanctity representations in the Cariri of Ceará constituted in the spaces of the Education and of the Culture, it consolidates positions dicotômicas of Gender. The education discourse and social practices, propagated in the century XX, prepared models of sociability that contributed to the maintenance of the violence of Gender in view of the fall of the dominant paper of the man in the interior of the family. We bring such a consideration near from the analysis of the relation between the spontaneous sanctification of the feminine one in the Cariri of Ceará through the case Filomena Lacerda (Mauriti-CE) and the education discourse and social practices that prepare representations of the feminine. For so much we look for written and oral fountains collected in the city of Mauriti - CE, in the Cultural Institute of the Cariri and in the Hemeroteca of the Digital National Library (BND). The landmark storm is secured between 1930 and 1980, period of the education formation of Filomena Lacerda and beginning of the rituals referentes. It dock theoretician is familiar in the interdisciplinary field with emphasis for the authors who talk to the field of the Cultural History. We understand that the repercussions of the education discourse in the narratives of life and death of the holy women and in the perception of the violence against the woman in the Cariri of Ceará, happen in the field of the Appropriation and of the Representation. The cultural consumption viabilizado for the media, the literature and the religion walks in the direction of the propagation of the values of feminine Sanctity, that talk to the devotion to the private space, the acting in the extent missionary, the submission in front of the violence and the defense of the chastity, nevertheless is coherent to affirm that such Appropriation practices coexist with other elements that are prepared for and for the feminine one in the contemporaneousness, viabilizando woman's Representations that do not match only a feminine adstrito to the private space. The violence against the woman in the Cariri of Ceará happens from the fragility of the paper of the masculine that does not respect the negation of the virility, at the same time comumente stops being a phenomenon to be treated with public policies to be an aspect of the life to be resolved through the religious rituals, which compose the cultural configuration of that territory. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37958 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Teses defendidas na UFC |
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