Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37946
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais |
Autor(es): | Fernandes, Tereza Liduina Grigório Viana, Tania Vicente |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Alunos com deficiência;Estudo documental |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | V Congresso Internacional em Avaliação Educacional |
Citação: | Fernandes, T. L. G.; Viana, T. V. (2010) |
Resumo: | A prática tradicional da avaliação da aprendizagem tem se mostrado prejudicial a todos os alunos, com ou sem deficiência, visto enfatizar a memorização e reprodução do conhecimento, ao invés de estimular o pensamento crítico e criativo. As avaliações são pontuais e o desempenho escolar é abordado através da perspectiva do produto, em detrimento de uma compreensão processual do ato de aprender. No caso das pessoas com deficiência, os procedimentos avaliativos podem gerar situações impróprias para a evolução da aprendizagem e prejudiciais para a autoestima, ocasionando um histórico escolar insatisfatório e mesmo a evasão escolar (ANDRÉ; DARSIE, 1999; BEYER, 2006; HOFFMANN, 2008; KASSAR, 1999; LUCKESI, 2005; MARCKESI; MARTÍN, 1995; PERRENOUD, 1999). [...] |
Descrição: | FERNANDES, Tereza Liduina Grigório; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 867-883. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37946 |
ISBN: | 85 7485 099 3 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_eve_tlgfernandestvviana.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.