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Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais
Autor(es): Fernandes, Tereza Liduina Grigório
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Alunos com deficiência;Estudo documental
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Fernandes, T. L. G.; Viana, T. V. (2010)
Resumo: A prática tradicional da avaliação da aprendizagem tem se mostrado prejudicial a todos os alunos, com ou sem deficiência, visto enfatizar a memorização e reprodução do conhecimento, ao invés de estimular o pensamento crítico e criativo. As avaliações são pontuais e o desempenho escolar é abordado através da perspectiva do produto, em detrimento de uma compreensão processual do ato de aprender. No caso das pessoas com deficiência, os procedimentos avaliativos podem gerar situações impróprias para a evolução da aprendizagem e prejudiciais para a autoestima, ocasionando um histórico escolar insatisfatório e mesmo a evasão escolar (ANDRÉ; DARSIE, 1999; BEYER, 2006; HOFFMANN, 2008; KASSAR, 1999; LUCKESI, 2005; MARCKESI; MARTÍN, 1995; PERRENOUD, 1999). [...]
Descrição: FERNANDES, Tereza Liduina Grigório; VIANA, Tania Vicente. Avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência: estudo documental das diretrizes oficiais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 867-883.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37946
ISBN: 85 7485 099 3
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