Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/37933
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Entre imagens e textos: cinema de poesia e intermidialidade em Passos no Silêncio |
Authors: | Camurça, Rodrigo Capistrano |
Keywords: | Passos no silêncio (Curta-metragem, 2008);Cinema - montagem;Intermidialidade;Literatura e cinema |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas do Sertão |
Citation: | CAMURÇA, Rodrigo Capistrano. Entre imagens e textos: cinema de poesia e intermidialidade em Passos no Silêncio. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisas do Sertão, Quixadá, v. 1, n. 1, p. 78-90, jul./dez. 2013 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Propomos investigar os conceitos de cinema de poesia e intermidialidade a partir da análise do curta-metragem Passos no Silêncio (2008), de Guto Parente2. O realizador também assina o roteiro e a montagem do filme. Nele, percebemos a conjunção de várias mídias, garantindo uma multiplicidade de telas, contidas tanto pela sua presença material como simbólica. Partindo da premissa que a poesia é a forma por excelência da interioridade, Passos no silêncio se insere no chamado cinema de poesia. |
Abstract: | We propose to investigate the concepts of poetry cinema and intermediality from the analysis of the short film Passos no Silêncio (2008), by Guto Parente. The filmmaker also wrote the screenplay and film editing. In it, we see the conjunction of various media ensuring a multitude of screens, contained both its material and symbolic presence. Starting from the premise that poetry is is our interiority, Passos no silêncio fits in poetry cinema. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37933 |
ISSN: | 2446-4872 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_art_rccamuca.pdf | 267,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.