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Type: Dissertação
Title: Avaliação e design universal na educação superior: estudo no curso de graduação em Pedagogia de Instituição Federal de Ensino Superior (IPES)
Authors: Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
Advisor: Lima, Marcos Antônio Martins
Keywords: Avaliação educacional;Design universal;Educação superior
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de. Avaliação e design universal na educação superior: estudo no curso de graduação em Pedagogia de Instituição Federal de Ensino Superior (IPES) - UFC. 2018. 132f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O estudo objetiva investigar as contribuições do design universal para a aprendizagem em uma Instituição Pública de Ensino Superior, com base no modelo teórico-prático Universal Design for Learning (UDL). A pesquisa está estruturada segundo a proposta metodológica quadripolar de De Bruyne, Herman e Shoutheete (1977) e seus quatro polos metodológicos: epistemológico, teórico, morfológico e técnico. O polo epistemológico versa sobre epistemologia do design, aprendizagem e avaliação a partir dos pressupostos filosóficos de Herbert Simon. Esta reflexão gerada à luz do pensamento de Simon fundamenta as categorias do objeto de estudo e permite uma melhor compreensão sobre o comportamento humano no processo de resolução de problemas e de tomada de decisão dentro das organizações educacionais. No polo teórico, evidencia a discussão dos principais conceitos relacionados ao design universal em processos educativos, incluindo as principais abordagens pedagógicas, além de conceitos relativos ao design universal para a avaliação. No polo morfológico, caracteriza-se o modelo UDL, com o fito de nortear as estratégias reflexivas fomentando oportunidades de aprendizagens. Com o intuito de assessorar essa construção morfológica, utilizou-se as contribuições do modelo de avaliação estrutural-sistêmica proposto por Lima (2008). O polo técnico consiste na descrição da metodologia de pesquisa e concentra na integração dos polos com a pesquisa de campo em busca de responder os questionamentos da pesquisa, a partir de métodos e técnicas estáticas necessárias para a investigação do objeto em estudo. Adotou-se uma pesquisa de campo aplicada, exploratória, descritiva de abordagem qualitativa-quantitativa. A população, objeto de estudo foi constituída pelos discentes do curso de pedagogia, modalidade semipresencial, (turmas 2014.1 e 2017.1) de uma Universidade Pública do Ceará. O locus da pesquisa foi constituído por 110 alunos, distribuídos nos polos presenciais do município de Beberibe, Brejo Santo, Caucaia (Flavio Marcílio), Caucaia (Polo Araturi), Itapipoca, Orós, Sobral e Russas, do estado do Ceará (Ce). Foram aplicados questionários mistos (questões fechadas e abertas) correspondente ao perfil dos respondentes, avaliação do modelo UDL através de uma escala de avaliação de 11 (onze) itens medido através da escala de LIKERT, e avaliação do usuário-aluno quanto à aplicação do UDL. Os dados resultantes no seu aspecto quantitativo foram analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0 para Windows e no seu aspecto qualitativo com o auxílio do software Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software - CAQDAS (Altas.ti 8), versão 8.1 para Windows. Os resultados evidenciaram efetivas contribuições do modelo UDL para aprendizagem, para o desenvolvimento da autonomia, acessibilidade e rompimento de barreiras metodológicas no contexto educativo, tornando-os mais democrático e participativo.
Abstract: The study aims to investigate the contributions of universal design for learning in a Public Institution of Higher Education, based on the theoretical-practical model Universal Design for Learning (UDL). The research is structured according to the methodological proposal of De Bruyne, Herman and Shoutheete (1977) and its four methodological poles: epistemological, theoretical, morphological and technical. The epistemological pole deals with the epistemology of design, learning and evaluation from the philosophical presuppositions of Herbert Simon. This reflection generated in the light of Simon's thinking underlies the categories of the object of study and allows a better understanding about human behavior in the process of problem solving and decision making within educational organizations. In the theoretical pole, it highlights the discussion of the main concepts related to universal design in educational processes, including the main pedagogical approaches, as well as concepts related to universal design for evaluation. In the morphological pole, the UDL model is characterized, with the purpose of guiding the reflexive strategies fomenting opportunities of learning. In order to assess this morphological construction, the contributions of the structural-systemic evaluation model proposed by Lima (2008) were used. The technical pole consists of the description of the research methodology and concentrates on the integration of the poles with the field research in order to answer the research questions, based on the static methods and techniques necessary for the investigation of the object being studied. We adopted an applied, exploratory, descriptive qualitative-quantitative field research. The population, object of study was constituted by the students of the course of pedagogy, semipresencial modality, (class 2014.1 and 2017.1) of a Public University of Ceará. The research locus was composed of 110 students, distributed in the poles in the city of Beberibe, Brejo Santo, Caucaia (Flavio Marcílio), Caucaia (Polo Araturi), Itapipoca, Orós, Sobral and Russas, Ceará state. Mixed questionnaires (closed and open questions) corresponding to the profile of the respondents were applied, evaluation of the UDL model through an evaluation scale of 11 (eleven) items measured through the LIKERT scale, and user-student evaluation of the UDL application . The resulting data in its quantitative aspect were analyzed through the program Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), version 20.0 for Windows and in its qualitative aspect with the aid of Computer Assisted Qualitative Data Analysis Software - CAQDAS (Altas.ti 8 ), version 8.1 for Windows. The results evidenced the effective contributions of the UDL model to learning, to the development of autonomy, accessibility and breakdown of methodological barriers in the educational context, making them more democratic and participatory.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37889
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